7
respostas

Instalação travada

Olá! Gostaria de ajuda para saber o que estou fazendo de errado por aqui.

Já tentei instalar diversas vezes e trava sempre nessa parte (imagem: https://drive.google.com/file/d/1OBWSIK5oOixlkK_K7dtBUb2JHsnH0rEZ/view?usp=sharing). Não sei o que fazer, já esperei mais de uma hora (em cada tentativa) e nada. Também até já desinstalei a virtualbox e a imagem ubuntu e instalei ambas novamente, mas o problema se repete.

7 respostas

estou com o mesmo problema

Olá, Ariane. Tudo bem?

Faça essas verificações para resolver o problema:

• Primeiro e mais importante, verifique se você tem espaço em disco suficiente no seu computador para criar a máquina virtual. A configuração padrão é de 25 GB, mas é bom ter um pouco mais disponível para evitar problemas.

• Verifique se você alocou a memória RAM suficiente e CPUs para a máquina virtual. No VirtualBox, vá até as configurações da sua máquina virtual e confira se a memória e a quantidade de processadores estão adequadas. Para um bom desempenho, é recomendado alocar pelo menos 2 GB de RAM (2048 MB) e 1 CPU.

• Pode ser que a imagem ISO do Ubuntu esteja corrompida. Tente baixar novamente a imagem ISO do site oficial do Ubuntu e substitua a que você está usando.

• Marque a opção "Pular Instalação Desassistida", conforme mencionado no passo 12 do tutorial. Isso pode evitar problemas durante a instalação.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Oi, Renan! Eu segui as orientações acima desde a primeira tentativa, mas ainda não dá certo. A instalação continua apresentando o mesmo problema. Acho que o que me deixa com mais dúvidas é que no vídeo, a versão instalada pelos instrutores requer passos diferentes da instalação da versão mais recente disponível no site oficial da ubuntu. Levando isso em consideração, seria possível que a Alura inserisse um guia atualizado no módulo um, ensinando como instalar a versão mais recente? A versão atual possui opções diferentes para selecionar. Vi que também tem outros alunos com dificuldade para realizar a instalação.

Olá, Ariane e Renan.

Eu vou deixar aqui o passo a passo atualizado que segui e funcionou.

1. Primeiro, clique em novo:

Print da página inicial do Virtual Box destacando o botão "Novo"

2. Em seguida coloque o nome da VM como "ubuntu", depois expanda a opção do "Disco rígido":

Print da página do Virtual Box destacando as definições de máquina virtual como "Nome" e "Disco"

3. Tenta diminuir o tamanho do disco para ocupar menos espaço, tentei com 15GB e funcionou, após isso, simplesmente clique em "Finalizar:

Print da página inicial do Virtual Box destacando as opções de disco como tamanho definido em 15GB

4. Com a máquina virtual criada, dê duplo clique para abrí-la, então adicionamos a nossa "iso" do "ubuntu":

Print da página inicial do Virtual Box destacando a máquina virtual criada

5. Procure pela "imagem Iso" que baixamos e clique em "Montar e Tentar Novo Boot":

Print da página do Virtual Box destacando a máquina aberta com a opção de adicionar a Iso Ubuntu

6. Escolha a opção "Try or Install Ubuntu" com as setas do teclado e pressione "Enter" para confirmar:

Print da página inicial do Virtual Box destacando com a VM aberta destacando a opção "Try or Install Ubuntu"

7. Agora pode seguir o passo 17 do Preparando ambiente

OBS(Pode ser que o sistema operacional do Ubuntu abra sem precisar seguir o passo 17, nesse caso já foi configurado corretamente, é só utilizar :))

Espero ter ajudado, qualquer dúvida manda aqui, ou abra um novo tópico.

Bons estudos.

Oi, Renan!

Primeiramente, gostaria de agradecer pela atenção que você tem dado até aqui! Infelizmente sigo com o mesmo problema. Eu tirei fotos das telas durante a instalação para ver se isso nos ajuda a descobrir o que estou fazendo de errado. Eu segui suas instruções acima e passei a tirar foto das telas a partir do momento que cliquei em "Try or Install Ubuntu". Como ficaria ruim mandar as imagens aqui, criei uma pasta no google drive. A descrição do que eu fiz está no próprio nome do arquivo de cada imagem.

Perceba que na imagem 2 aparece um erro, que depois some da tela, mas que pode indicar alguma coisa de errado.

Link da pasta com os prints: https://drive.google.com/drive/folders/1yNF0lWkZirKas-hMISo7x5NbIuIn25Cu?usp=sharing

Olá, Ariane.

Esse erro sugere que o Ubuntu está tendo problemas com a configuração gráfica dentro da máquina virtual no VirtualBox. A mensagem aponta para um problema com o driver vmwgfx, que é geralmente utilizado para compatibilidade gráfica em ambientes virtualizados, como VMware. No entanto, como você está usando o VirtualBox, isso pode indicar uma configuração errada ou incompatibilidade gráfica.

Tenta o seguinte:

1. No VirtualBox selecione a máquina virtual do Ubuntu
  2. Va para Configurações.
  3. Na aba Tela(Display):
    • Ative a opção Habilitar Aceleração 3D.
    • Aumente a memória de vídeo para um valor maior (ex: 64 MB ou 128 MB).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tenta iniciar a máquina e instalar. Qualquer coisa manda aqui de novo.

Oi, Renan! Eu fiz o que foi sugerido e o erro persistiu. Decidi prosseguir com o curso mesmo sem ter conseguido instalar a máquina virtual. Já conclui o curso, fiz todas as anotações sobre os comandos no meu caderno, mesmo.

Agora iniciei um outro curso sobre linux e estou com um problema diferente por lá, cuja resposta estou aguardando.

Agradeço pela sua atenção, Renan!