3
respostas

Instalação PHP

Galera, boa noite! Eu só consigo executar comandos do php se eu abrir o cmd na pasta em que o php está no meu computador:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fora isso diz que php não é um comando reconhecido:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alguém poderia me orientar?

Um abraço!

3 respostas

Olá, Hudson. Tudo bem?

Você já seguiu o passo a passo que é visto na aula: instalação do PHP? Se não, tenta seguir o passo a passo que o professor faz na aula.

Se você já seguiu o passo a passo e continua com o problema, você poderia me mostrar o diretório onde você baixou os arquivos do PHP e como você editou as variáveis de ambiente?

Qualquer dúvida só mandar aqui =)

Grande Abraço!

Fala, Vinicius, blz?

Cara, já fiz o processo várias vezes.

Até instalei e desisntalei o Visual c++ e nada dá jeito...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Veja aí se pode me ajudar por gentileza...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Está osso... Fiz mais outros dois tutoriais na internet e nada...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Hudson.

Vamos fazer o passo a passo aqui novamente, só para garantir:

  • Vamos entrar na página de Windows downloads do PHP e baixar o Zip da categoria VS16 x64 Non Thread Safe. Conforme a imagem abaixo:

Imagem dos tipos de Downloads do PHP, imagem com plano de fundo na cor cinza. Na imagem se dá o foco no arquivo zip do tipo VS16 x64 Non Thread Safe

  • Depois que o download finalizar, vamos criar uma pasta com o nome de "php" na raiz do Disco Local C. Conforme a imagem abaixo: Imagem do Windows explorer, com fundo na cor preta, mostrando as pastas que estão contidas no Disco Local C e com foco na pasta recém criada do PHP

  • Vamos extrair os arquivos do .zip que baixamos na pasta php do Disco Local C. Conforme a imagem abaixo:

Imagem do Windows explorer, com fundo na cor preta, mostrando os arquivos do PHP que estão contidos na pasta "php" no Disco Local C

  • Vamos editar as variáveis de ambiente do sistema, conforme a imagem abaixo:

Imagem da janela de Variáveis de ambiente, com fundo cinza. Nela, contém duas seções, onde a primeira mostra as variáveis de usuário e na segunda as variáveis do sistema. Na segunda seção há destaque para a variável "Path" e para o botão "Editar"

  • Ao clicarmos em 'Editar" uma janela com as variáveis de ambiente do sistema e adicionaremos o caminho: C:\php e confirmaremos ao clicar em "OK". Conforme a imagem abaixo:

Imagem da janela de Editar as Variáveis de ambiente, com fundo cinza. Nela, contém as variáveis do já inseridas, e estamos inserindo a variável de ambiente do PHP

  • Depois da gente seguir este passo a passo, abra o prompt de comando e digite php -v, se der tudo certo aparecerá a versão do PHP conforme a imagem abaixo:

Imagem do prompt de comando do Windows, com fundo na cor preta e texto com a cor branca. Nesta janela há o comando php -v que nos mostra a versão do PHP, versão 8.2.1

Caso o problema persista, tente atualizar o seu Windows através do Windows Update, porque pode ser alguma dependência extra que está faltando.

Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida só mandar =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software