9
respostas

Instalação Oracle Express Ubuntu/Linux Mint

Bom dia, gostaria de instalar a versão do Oracle Express no meu desktop, porém ele é Linux Mint 19.3 (Tricia) e não consegui achar um tutorial muito claro na internet. Existe alguma forma de instalar nessa distribuição ?

9 respostas

Olá Pedro Henrique, tudo bem?

Neste link da própria Oracle você encontra uma versão para Linux: https://www.oracle.com/database/technologies/xe-downloads.html.

E nesse outro link você pode fazer o download do SQL Developer para Linux: https://www.oracle.com/tools/downloads/sqldev-v192-downloads.html.

Porém você vai precisar do Java instalado na sua máquina!

Espero ter ajudado!

Até ai tudo bem, porém na instalação basta usar o Alien para converter em pacotes .deb ?

Provavelmente sim, tenta executar essa sequencia de passos:

Se você já tem o Alien instalado basta executar o comando:

sudo alien --to-deb <nome-do-pacote>.rpm

E para instalar o pacote deb, digite o seguinte comando:

sudo dpkg -i <nome-do-pacote> .deb

Fala pra gente se funcionou!

Vou tentar aqui agora e ver se funcionou.

Tentei executar seus comandos usando os arquivos baixados e ele me retornou a mensagem abaixo:

[sudo] senha para phmiranda: 
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado oracle-database-xe-18c.
(Lendo banco de dados ... 187651 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar oracle-database-xe-18c_1.0-2_amd64.deb ...
A descompactar oracle-database-xe-18c (1.0-2) ...
Configurando oracle-database-xe-18c (1.0-2) ...
A processar 'triggers' para libc-bin (2.27-3ubuntu1) ...
A processar 'triggers' para systemd (237-3ubuntu10.39) ...
A processar 'triggers' para ureadahead (0.100.0-21) ...
ureadahead will be reprofiled on next reboot

Olá Pedro, você reiniciou seu computador após obter essas mensagens? Porque ele fala que vai ser re-perfilado na próxima reinicialização!

Fala pra gente!

não funcionou de nenhuma forma, lembro que o 11g executava um arquivo e ele aparecia as telas de configuração, fiz isso uma vez no Windows e agora no linux não consigo realizar a instalação. Teria algum tutorial que possa compartilhar ?

achei esse tutorial no Diolinux e estou tentando usa-lo para testar novamente.

Essa é uma bom caminho, na verdade iria sugerir uma solução como essa. Tenta ai e fala pra gente se funcionou!

Estou usando o Ubuntu e também não consegui instalar nada que o instrutor passou.