Bom dia, gostaria de instalar a versão do Oracle Express no meu desktop, porém ele é Linux Mint 19.3 (Tricia) e não consegui achar um tutorial muito claro na internet. Existe alguma forma de instalar nessa distribuição ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, gostaria de instalar a versão do Oracle Express no meu desktop, porém ele é Linux Mint 19.3 (Tricia) e não consegui achar um tutorial muito claro na internet. Existe alguma forma de instalar nessa distribuição ?
Olá Pedro Henrique, tudo bem?
Neste link da própria Oracle você encontra uma versão para Linux: https://www.oracle.com/database/technologies/xe-downloads.html.
E nesse outro link você pode fazer o download do SQL Developer para Linux: https://www.oracle.com/tools/downloads/sqldev-v192-downloads.html.
Porém você vai precisar do Java instalado na sua máquina!
Espero ter ajudado!
Até ai tudo bem, porém na instalação basta usar o Alien para converter em pacotes .deb ?
Provavelmente sim, tenta executar essa sequencia de passos:
Se você já tem o Alien instalado basta executar o comando:
sudo alien --to-deb <nome-do-pacote>.rpmE para instalar o pacote deb, digite o seguinte comando:
sudo dpkg -i <nome-do-pacote> .debFala pra gente se funcionou!
Vou tentar aqui agora e ver se funcionou.
Tentei executar seus comandos usando os arquivos baixados e ele me retornou a mensagem abaixo:
[sudo] senha para phmiranda:
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado oracle-database-xe-18c.
(Lendo banco de dados ... 187651 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar oracle-database-xe-18c_1.0-2_amd64.deb ...
A descompactar oracle-database-xe-18c (1.0-2) ...
Configurando oracle-database-xe-18c (1.0-2) ...
A processar 'triggers' para libc-bin (2.27-3ubuntu1) ...
A processar 'triggers' para systemd (237-3ubuntu10.39) ...
A processar 'triggers' para ureadahead (0.100.0-21) ...
ureadahead will be reprofiled on next reboot
Olá Pedro, você reiniciou seu computador após obter essas mensagens? Porque ele fala que vai ser re-perfilado na próxima reinicialização!
Fala pra gente!
não funcionou de nenhuma forma, lembro que o 11g executava um arquivo e ele aparecia as telas de configuração, fiz isso uma vez no Windows e agora no linux não consigo realizar a instalação. Teria algum tutorial que possa compartilhar ?
achei esse tutorial no Diolinux e estou tentando usa-lo para testar novamente.
Essa é uma bom caminho, na verdade iria sugerir uma solução como essa. Tenta ai e fala pra gente se funcionou!
Estou usando o Ubuntu e também não consegui instalar nada que o instrutor passou.