Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

instalação Oracle Database Express Edition 11g Release 2 for Linux x64 para MacOs X Yosemite

olá, Não estou conseguindo instalar o oracle database no mac seguindo as instruções oferecidas. Baixei o Oracle Database Express Edition 11g Release 2 for Linux x64 e abri o arquivo zip. Em seguida abri o terminal e digitei: sudo yum install libaio bc flex veio uma mensagem pedindo um password Dei um enter, pois pensei que estava pedindo para eu digitar um, mas daí veio "Sorry, try again". se tento definir uma senha vem: sudo: yum: command not found e vem command not found para todos os comandos que tento dar depois. Alguém tem alguma sugestão de como resolvo? obrigada

8 respostas

Olá GBL, qual distribuição Linux você está utilizando? A senha que ele pede, é a senha do sudo, geralmente é a senha que você coloca na instalação do sistema, quando você digita um usuário e senha iniciais.

oi Rômulo, eu peguei a Oracle Database Express Edition 11g Release 2 for Linux x64

Daí nas instruções do curso fala: Após o download, extraia o zip e abra o terminal, pois é por lá que instalaremos o Oracle Database. Antes precisamos instalar algumas dependências, então digite: sudo yum install libaio bc flex

Quando vc diz senha de instalação do sistema, vc quer dizer minha senha de usuário normal no computador? Tentei ela e agora aparece assim pra mim: $ sudo yum install libaio bc flex sudo: yum: command not found

GBL, tenta instalar o yum antes.

ok, Douglas. Estou procurando como instalar o yum e logo atualizo aqui pra avisar se funcionou

Eu achei a seguinte info: Question:I am new to Mac OS command line, I want to use either of apt-get or yum.Can anyone help me to install them and make them successful running? Answer:If you want the equivalent to apt-get or yum on Mac OS X, you have two choices. Homebrew: http://brew.sh Macports: http://www.macports.org dai o homebrew ele dá o caminho: ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"

é isto que preciso fazer?

Desculpe pelas perguntas, mas não tenho a menor ideia do que estou fazendo ou do porque isso isso tudo é necessário...

GBL, infelizmente tudo isso é necessario porque a Oracle não dá suporte para Mac OSX e/ou distros de Linux Debian based.

Você pode tentar, eu não tenho mac, nunca usei, não sei te dizer, talvez alguem possa.

solução!

Oi GBL, foi o que o Douglas falou, a Oracle não dá suporte para o Mac, então a solução que damos no exercício é criar uma máquina virtual com o CentOS, os passos listados na seção do Mac são para instalar o Oracle dentro da máquina virtual, no CentOS, justamente por essa falta de suporte. Você também pode criar uma máquina virtual com o Ubuntu, e seguir os passos de instalação do mesmo, que também estão no exercício.

Oi Rômulo, Entendi a necessidade dos passos, mas confesso que poderia ser mais claro o que precisa ser instalado e o porquê disso tudo. Afinal, o curso "Curso Oracle - Introdução a Banco de Dados e SQL" está dentro da trilha primeiros passos, que eu penso ser para iniciantes, como eu, sem nenhum background específico. Às vezes, algumas coisas nos parecem óbvias mas podem não o ser para outras pessoas. Vou procurar como instalar o CentOS e se eu me complicar, corro aqui pra vocês de novo. Obrigada Douglas e Rômulo pelas dicas, ajuda, e pela paciência :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software