3
respostas

Instalação Oracle 21C com erro

Olá Ao tentar instalar o database da Oracle não consigo. O instalador reverte e avisa que houve uma instalação com erro e nada foi modificado. Já tentei algumas alternativas que vi por aqui, como excluir os registros Oracle, limpar a pasta temp etc etc. Na hora da instalação, eu seto para o diretório D, pois o meu C é SSD, mas reparei que os logs de instalação (a pasta Inventory) ficam numa pasta Oracle no C. Achei essas informações no log InstallActions:

INFORMAÇÕES: WindowsSecurityException has occurred GRAVE: PRCZ-1082 : Falha ao adicionar o usuário do Windows ou grupo "Michelle" de Windows no grupo do Windows "USERS" WSE-000031: Não é possível adicionar o usuário ao grupo de sistema operacional.

O/S-Error: (OS 1387) Não foi possível adicionar ou remover um novo membro do grupo local porque esse membro não existe.

INFORMAÇÕES: Exceção lançada de uma ação: AddInstallUserToGroup Nome da Exceção: WindowsSecurityException has occurred String de Exceção: Failed to add MICHELLE\Michelle install user to %2% group. Severidade da Exceção: 0 INFO: [07/11/2021 15:39:46] Adding ExitStatus STOP_INSTALL to the exit status set INFO: [07/11/2021 15:39:46] Finding the most appropriate exit status for the current application INFO: [07/11/2021 15:39:46] inventory location isC:\Program Files\Oracle\Inventory INFO: [07/11/2021 15:39:46] Finding the most appropriate exit status for the current application INFO: [07/11/2021 15:39:46] Exit Status is -4 INFO: [07/11/2021 15:39:46] Shutdown Instalador do Oracle Database 21c INFO: [07/11/2021 15:39:46] Unloading Setup Driver

Como posso resolver?

3 respostas

Olá, Michelle, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes ? Assim, poderei entender o que pode estar acontecendo no seu ambiente.

• Em que momento da instalação esse erro é retornado?
  • É a primeira vez que instala o Oracle na sua máquina?
  • Você tentou executar o instalador como administrador? Clicando com o botão direito em cima do instalador e selecionando a opção Executar como administrador?

Qualquer dúvida é só falar!

Aguardo o seu retorno!

Oi Daniele, estou bem e você?

Eu consegui instalar, mas agora não consigo conectar ao Developer.

Eu fiz alguns testes aqui e no momento ocorre o seguinte:

Acredito que o banco esteja conectado: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O Listener parece estar ok também: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeMas de alguma forma eu não consigo conectar ao SQL Developer: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEu não sei mais o que fazer. Já desinstalei e exclui todos os registros Oracle e instalei novamente. Consegui instalar o 11g, mas ele está bem obsoleto, então estou tentando o 21C. Você tem alguma ideia do que pode estar impedindo a conexão com o developer?

Fico feliz em saber que você conseguiu realizar a instalação Michelle, porém, não tenho como afirmar o que pode estar impedindo a conexão com o Developer.

Pode ser os serviços ou até mesmo o SQL Developer que não está conseguindo identificar uma conexão com o banco de dados. Então, o que normalmente peço para verificarem, é se os serviços estão em execução:

Você pode acessar os serviços do Windows da seguinte forma:

• Abra o menu Iniciar e digite Serviços

• Ao digitar deve aparecer para você o aplicativo Serviços , clique em abrir:

Acessando os serviços do windows

• Ao abrir localize os serviços Oracle OracleServiceXe e OracleOraDB18Home1MTSRecoveryService, OracleOraDB18Home1TNSListener e verifique se estão em execução:

Serviços Oracle

Caso todos os serviços estejam em execução, indico que você os reinicie.

Caso a conexão não seja realizada mesmo assim, você pode tentar também realizar a conexão utilizando o Nome de serviço, ao invés do SID, desta forma:

configuração da conexão

Aguardo o seu retorno!