Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Instalação no Linux

Alguem conseguiu instalar o MySQL no linux?

Eu consigo instalar o MySQL, mas não da certo o workbench nem a conexão com o servidor, alguem sabe fazer o processo completo?

Uso o Ubuntu 20.04.3 LTS.

4 respostas

Oii Willian, como você está?

Temos um Alura+ e um artigo aqui da plataforma que contempla sobre a instalação deste banco e do Workbench no Linux:

Tente seguir o passo a passo e veja se obterá êxito.

Qualquer dúvida fico à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Oi Nádia, vou bem e você?

Acho que nao fui claro sobre o meu problema, eu consigo instalar o mysql e o workbench, mas o meu problema está na conexão, quando estou no workbench.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Por mais que o mysql esteja rodando, sempre fala que nao posso acessar. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oi Nádia, acho que deu certinho aqui.

Tive de alterar manualmente entrando pelo mysql no terminal, com o seguinte comando:

ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'password';

Onde o Password, é a senha do usuário root.

Bom dia, William.

A dificuldade foi devido a falta de informação.

Quando vc inicia o Serviço, na 1a vez, o MySQL inicia os dados (database) e gera uma a senha para o root do serviço.

Este valor se encontra no LOG do MySQL /var/log/mysqld.log, logo nas primeiras linhas.

grep password /var/log/mysqld.log
2022-01-01T22:14:42.627160Z 6 [Note] [MY-010454] [Server] A temporary password is generated for root@localhost: _pNIZlgPi566

A partir desta senha, vc poderia rodar a script mysql_secure_installation e ajustar as suas preferência de acordo com o video Como instalar o MySQL no Linux.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software