2
respostas

Instalação do VirtualBox no Ubuntu

Na instalação do VirtualBox no Ubuntu, informou que existe o Secure Boot, uma nova chave foi gerada precisando ser registrada no firmware da minha máquina e que eu preciso criar uma senha pois irá reinicializar o sistema solicitando-a. Não me recordo de ter esse problema em outras vezes que instalei o VirtualBox. Sabem se está assim agora? É seguro fazer esse procedimento?

2 respostas

Olá, Amauri!

Entendo sua preocupação ao encontrar essa mensagem sobre o Secure Boot durante a instalação do VirtualBox no Ubuntu. O Secure Boot é uma tecnologia de segurança que impede a execução de código não autorizado durante a inicialização do sistema. Quando você instala o VirtualBox, ele pode precisar carregar módulos de kernel que não são assinados, e é por isso que você está sendo solicitado a registrar uma nova chave no firmware.

Esse procedimento é seguro, desde que você esteja ciente de que está instalando software de uma fonte confiável, como o VirtualBox. Ao criar uma senha, você estará permitindo que o sistema inicialize com esses novos módulos, mas apenas uma vez, para que você possa registrar a chave.

Aqui está um exemplo prático de como proceder:

1. Durante a instalação, quando solicitado, crie uma senha que será usada para registrar a chave.
  2. Reinicie o sistema.
  3. Durante a inicialização, você verá uma tela azul solicitando que você insira a senha que criou.
  4. Após inserir a senha, você poderá registrar a chave e continuar com o boot normalmente.

Esse procedimento é uma medida de segurança adicional para garantir que apenas código confiável seja executado no seu sistema.

Bons estudos!

Obrigado pela resposta. Fiz os procedimentos mas algo de errado aconteceu pois agora tenho outro erro: VirtualBox can't operate in VMX root mode. Please disable the KVM kernel extension, recompile your kernel and reboot (VERRVMXINVMXROOTMODE). Caso não consiga resolver, tentarei instalar no Windows.