Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Instalação do Ruby

Não consigo instalar o Ruby no meu Mac, quais são as etapas certas ?

13 respostas

Oi Igor, belezinha?

Normalmente o Mac já vem com o Ruby instalado. Dá uma testada dando o seguinte comando no terminal:

ruby -v

Se aparecer uma mensagem informando a versão, está tudo certinho! Aqui segue um print da mensagem, só que no Windows.

Ruby -v no prompt do Windows

Espero ter ajudado,

Abcs!

Olá Natan !

Muito obrigado pela resposta porém, eu me expressei errado, erro de noob kk. Estava me referindo ao Rails, eu tento instalar, mas vem muitas coisas que creio serem desnecessárias, poderia me ajudar ?

Valeu !

olá igor, fiquei com algumas duvidas. sua dificuldade é em instalar o rails, ou na hora de executar o primeiro projeto "rails new xxx" você vê coisas que são desnecessárias? se for erro na instalação coloque o print para podermos ajudar. se for na criação você pode editar o arquivo Gemfile e depois rodar o bundle install que vai instalar só o que tiver no Gemfile

Olá Mauricio, é na hora de instalar o rails, eu simplesmente não consigo, pesquisei na internet e me instalei um programa que não serviu, existe algum tutorial que você conhece para me ajudar ?

Uma vez que vc tem o ruby instalado consegue instalar o rails pelo terminal digitando: gem install rails e se precisar de uma versão específica e gem install rails - v=1. 7. 3 se vc fizer isso ele instala ou vai te acusar um erro de path por exemplo pra gem do json. Faz isso é se der erro posta o print para analisarmos pois pode estar faltando alguma gem na instalação do ruby e pelo print conseguimos ver qual é

Olá Mauricio, acontece o seguinte erro : ERROR: While executing gem ... (Gem::FilePermissionError) You don't have write permissions for the /Library/Ruby/Gems/2.0.0 directory. Não sei como anexar o print no Alura.

Igor,

Executa o comando pra instalar o Rails com o sudo:

sudo gem install rails

Abraço!

Igor você precisa usar permissão de admin para fazer isso no Windows você pode desativar e em destros baseadas em Unix comandos como su e sudo dão a permissão. No Mac use esse tutorial aqui https://support.apple.com/pt-br/HT204012

Instalando o Rails

 sudo gem install rails

Para verificar se tudo está ok, rode o seguinte comando no terminal:

rails -v

Aparece o seguinte erro : railties's executable "rails" conflicts with /usr/bin/rails Overwrite the executable? [yN] ERROR: Error installing rails: "rails" from railties conflicts with /usr/bin/rails

solução!

Precione y. Ele está pedindo pra sobre escrever a gem do rails pois a principio já tem alguma versão instalada

Show, consegui !

Muito obrigado a todos, principalmente ao Mauricio !

Blz Igor qualquer coisa estamos ai

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software