Olá Vinicius, sim, respondeu perfeitamente! Estava continuando as aulas do curso de formação em PHP.
"A parte de infra não deveria ficar toda nas mãos do desenvolvedor, mas se você quem realmente tiver que configurar vão aí algumas dicas:"
Pois é Vinicius... infelizmente a empresa que estou é uma empresa pequena. Tem um rapaz que cuida da infra, mas não sabe como instalar um WebContainer.
"Em produção, precisa mesmo ser Windows?"
Sim. A empresa tem as licenças do Windows Server 2012 R2 e do SQL Server 2014. E o ambiente estão nessas plataformas. Então, pela sua dica, vou pesquisar como instalar o serviço de IIS no servidor da empresa.
"De qualquer forma, recomendo que antes de pensar em colocar a aplicação em produção, siga a formação PHP até o curso de PHP na Web (MVC), pelo menos. Lá você vai entender bem melhor o papel do PHP na Web, entende?"
Vi que é praticamente o final da formação. Estou ansioso para chegar nesse módulo, a expectativa é que eu aprenda mais. Eu praticamente fiz o projeto em MVC, mas com os novos conhecimentos que estou adquirindo com essa formação, me deixou com muita vontade de refatorar o projeto. Com certeza deixarei com menos linhas e melhor de dar manutenção! =)
Estou atualmente no módulo do Composer. Muito Bacana!
Como já tinha estudado o PDO, após o Composer vou para o Doctrine (esse módulo deve me ajudar muito a trabalhar com SQL Server) de forma mais fácil.
Quanto ao Nginx , vi que tem para Windows mas parece ser pago e acho que a empresa não irá querer investir mais em ferramentas. O IIS é gratuíto, basta instalar o Serviço.
Vi também que tem o TomCat e um chamado WildFly (nome engraçado) :) Mas é pago também. E parecem ser mais complicados de instalar e configurar em produção...
Ah! estou acompanhando as aulas no PHP Storm e estou gostando da IDE, usei o composer por ele! :)
Abraços e obrigado!