Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Instalação do PHP e varáveis de ambiente.

Professor, boa noite.

A instalação para usar o PHP no prompt de comando e as variáveis de ambiente são obrigatórias para usar uma IDE como o PHP Storm ? Ou se eu for usar uma IDE, não preciso dessa instalação?

Antes desse curso, eu cheguei a estudar um pouco o PHP e para praticar, utilizo o xampp. No painel eu inicio o MySQL e o Apache e fica tudo pronto para praticar.

No caso, instalar o PHP, servidor e Banco de Dados a parte, é melhor? Tem alguma vantagem? ou desvantagem em usar o xampp?

Curiosidade: Sabe dizer se o Xampp aguenta um ambiente de produção entre 10 e 20 pessoas?

Obrigado.

8 respostas

Fala, Ivan.

Não recomendo XAMPP pra ninguém! Ele só esconde detalhes de infra e não traz nenhuma facilidade.

Se você quer um ambiente de desenvolvimento, o PHP já vem com um servidor integrado (vamos ver isso nos próximos cursos). Se vai para produção, precisa de um servidor web de verdade.

XAMPP não aguenta mais de 1 request por vez, então, não. Não aguenta nenhum ambiente de produção.

Utilizar uma IDE não te poupa de ter o PHP instalado. Pelo contrário. Sem ele, sua IDE não vai servir de muita coisa.

Oi Vinicius, muito obrigado por me alertar.

Rapaz, então comecei errado! :-\

Pelo o que entendi, para eu deixar de utilizar o XAMPP, no meu computador vou instalar o PHP e incluir as variáveis no ambiente do Windows.

E para colocar em produção, vou fazer o mesmo no servidor.

O que você chama de servidor Web de verdade e que seja o mais fácil para alguém iniciando? TomCat? Algum outro? De preferência gratuito para começar.

A ideia seria utilizar o PHP 7.1 com SQL Server 2014. Em servidor com o Windows Server 2012 R2.

Muito Obrigado

Fala, Ivan!

A parte de infra não deveria ficar toda nas mãos do desenvolvedor, mas se você que realmente tiver que configurar vão aí algumas dicas:

No seu computador é exatamente os passos que fizemos na aula que você vai precisar. Isso mesmo.

Em produção, precisa mesmo ser Windows? Se não, uma distribuição Linux 95% das vezes é mais interessante para rodar aplicações Web por causa da forma como gerencia os recursos. No Linux o Nginx é a opção de servidor Web que recomendo.

Se precisar mesmo ser um Windows, vê se o Nginx funciona (nunca instalei num Windows). Se não funcionar, você vai ter que partir para o IIS que é o servidor Web mais usado em Windows.

De qualquer forma, recomendo que antes de pensar em colocar a aplicação em produção, siga a formação PHP até o curso de PHP na Web (MVC), pelo menos. Lá você vai entender bem melhor o papel do PHP na Web, entende?

Espero ter ajudado. Forte abraço e bons estudos!

E aí, Ivan? Respondi suas dúvidas?

:-)

Olá Vinicius, sim, respondeu perfeitamente! Estava continuando as aulas do curso de formação em PHP.

"A parte de infra não deveria ficar toda nas mãos do desenvolvedor, mas se você quem realmente tiver que configurar vão aí algumas dicas:"

Pois é Vinicius... infelizmente a empresa que estou é uma empresa pequena. Tem um rapaz que cuida da infra, mas não sabe como instalar um WebContainer.

"Em produção, precisa mesmo ser Windows?"

Sim. A empresa tem as licenças do Windows Server 2012 R2 e do SQL Server 2014. E o ambiente estão nessas plataformas. Então, pela sua dica, vou pesquisar como instalar o serviço de IIS no servidor da empresa.

"De qualquer forma, recomendo que antes de pensar em colocar a aplicação em produção, siga a formação PHP até o curso de PHP na Web (MVC), pelo menos. Lá você vai entender bem melhor o papel do PHP na Web, entende?"

Vi que é praticamente o final da formação. Estou ansioso para chegar nesse módulo, a expectativa é que eu aprenda mais. Eu praticamente fiz o projeto em MVC, mas com os novos conhecimentos que estou adquirindo com essa formação, me deixou com muita vontade de refatorar o projeto. Com certeza deixarei com menos linhas e melhor de dar manutenção! =)

Estou atualmente no módulo do Composer. Muito Bacana!

Como já tinha estudado o PDO, após o Composer vou para o Doctrine (esse módulo deve me ajudar muito a trabalhar com SQL Server) de forma mais fácil.

Quanto ao Nginx , vi que tem para Windows mas parece ser pago e acho que a empresa não irá querer investir mais em ferramentas. O IIS é gratuíto, basta instalar o Serviço.

Vi também que tem o TomCat e um chamado WildFly (nome engraçado) :) Mas é pago também. E parecem ser mais complicados de instalar e configurar em produção...

Ah! estou acompanhando as aulas no PHP Storm e estou gostando da IDE, usei o composer por ele! :)

Abraços e obrigado!

solução!

Nginx não é pago não. Pelo menos não nas outras plataformas.

TomCat é um servlet container até onde eu sei. Tanto ele qto WildFly são para aplicações em Java.

Que bom que está curtindo. :-D

Não esquece de marcar o tópico como solucionado.

;-)

Olá Vinicius,

Eu vi rapidamente esse link...

https://www.nginx.com/pricing/

É aqui, Ivan: https://nginx.org/en/download.html