Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Instalação do miniSAP funciona direto no linux, sem VM?

Olá, meu sistema operacional padrão é o ubuntu 18.04. Gostaria de saber se a instalação pode ser realizada diretamente no meu SO, sem precisar de uma VM (e sem precisar renomear meu host).

Aproveitando, os vídeos estão sem descrição (e a descrição ajuda muito na hora de tirar dúvidas). É possível adicionar?

5 respostas

Oi Jefferson tudo bem?

Nunca instalei o miniSAP mas vi essa página que ensina como fazer http://abap101.com/minisap/

Quanto a descrição dos vídeos é uma outra equipe que faz a transcrição por isso não está disponível quando é lançado o curso, mas todos os cursos terão a transcrição.

Eu pensei em usar o linux diretamente para não precisar alterar o nome da máquina, mas pelo tutorial que você compartilhou, ainda é necessário renomear o host para VHCALNPLCI.

Por que este passo de renomear a máquina é importante? Quais os impactos de fazer a instalação da máquina com o nome diferente?

Como VHCALNPLCI é o nome do host me parece (porque não encontrei a resposta em nenhum lugar) que o SAP chama o host usando esse VHCALNPLCI e é por isso que usa esse nome.

Não sei bem os impactos mas eu acho que as chances de darem erro são bem grandes. Porque se o SAP chamar VHCALNPLCI e não tiver ninguém com esse nome vai dar erro.

solução!

Olá Jefferson,

Você pode utilizar sim o Ubuntu direto sem VM, apenas preste atenção no momento de escolher a aplicação para acessar o minisap, o sap gui, nesse caso você precisará utilizar a versão para Linux, ela é um pouco diferente da versão do Windows (confesso que um pouco inferior, entretanto para este curso você não terá problemas).

Sobre o nome do Host esse é um ponto delicado, pois o miniSAP (servidor) é um tanto quanto temperamental durante a instalação, eu já consegui instalar versões anteriores a atual com o nome do host diferente, mas já tive problemas também. Uma saída é utilizar contêiner para instalação do servidor, assim você não terá problemas, contêiner não foi feito para este tipo de situação, mas é uma saída.

Segue link abaixo com referência do miniSAP em contêiner:

https://github.com/larshp/nwabap751

https://bar8.com.br/docker-sap-cloud-platform-scp-cloud-foundry-b56bc94cda4

At.

Erick, era isso mesmo que eu estava procurando, um container ou algo parecido. Vou seguir por esse caminho, acredito que será bem melhor em meu cenário.

Muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software