Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Instalação do miniSAP funciona direto no linux, sem VM?

Olá, meu sistema operacional padrão é o ubuntu 18.04. Gostaria de saber se a instalação pode ser realizada diretamente no meu SO, sem precisar de uma VM (e sem precisar renomear meu host).

Aproveitando, os vídeos estão sem descrição (e a descrição ajuda muito na hora de tirar dúvidas). É possível adicionar?

5 respostas

Oi Jefferson tudo bem?

Nunca instalei o miniSAP mas vi essa página que ensina como fazer http://abap101.com/minisap/

Quanto a descrição dos vídeos é uma outra equipe que faz a transcrição por isso não está disponível quando é lançado o curso, mas todos os cursos terão a transcrição.

Eu pensei em usar o linux diretamente para não precisar alterar o nome da máquina, mas pelo tutorial que você compartilhou, ainda é necessário renomear o host para VHCALNPLCI.

Por que este passo de renomear a máquina é importante? Quais os impactos de fazer a instalação da máquina com o nome diferente?

Como VHCALNPLCI é o nome do host me parece (porque não encontrei a resposta em nenhum lugar) que o SAP chama o host usando esse VHCALNPLCI e é por isso que usa esse nome.

Não sei bem os impactos mas eu acho que as chances de darem erro são bem grandes. Porque se o SAP chamar VHCALNPLCI e não tiver ninguém com esse nome vai dar erro.

solução

Olá Jefferson,

Você pode utilizar sim o Ubuntu direto sem VM, apenas preste atenção no momento de escolher a aplicação para acessar o minisap, o sap gui, nesse caso você precisará utilizar a versão para Linux, ela é um pouco diferente da versão do Windows (confesso que um pouco inferior, entretanto para este curso você não terá problemas).

Sobre o nome do Host esse é um ponto delicado, pois o miniSAP (servidor) é um tanto quanto temperamental durante a instalação, eu já consegui instalar versões anteriores a atual com o nome do host diferente, mas já tive problemas também. Uma saída é utilizar contêiner para instalação do servidor, assim você não terá problemas, contêiner não foi feito para este tipo de situação, mas é uma saída.

Segue link abaixo com referência do miniSAP em contêiner:

https://github.com/larshp/nwabap751

https://bar8.com.br/docker-sap-cloud-platform-scp-cloud-foundry-b56bc94cda4

At.

Erick, era isso mesmo que eu estava procurando, um container ou algo parecido. Vou seguir por esse caminho, acredito que será bem melhor em meu cenário.

Muito obrigado!