Boa Tarde,
Durante o vídeo de instalação do ambiente vi que instala todas as ferramentas contudo não achei a instalação do DBT. Na Aula 2 já começamos com o projeto mas o meu ainda não tem o DBT-CORE instalado.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa Tarde,
Durante o vídeo de instalação do ambiente vi que instala todas as ferramentas contudo não achei a instalação do DBT. Na Aula 2 já começamos com o projeto mas o meu ainda não tem o DBT-CORE instalado.
Olá, Pedro, tudo bem?
De fato, a instalação do dbt não foi demonstrada em vídeo. Obrigada por sinalizar esse ponto. Encaminhei essa situação para a equipe responsável.
Enquanto isso, realizei a instalação do dbt Core e deixo abaixo um passo a passo que pode te ajudar.
Para evitar conflitos com outras ferramentas instaladas na máquina, fiz a instalação do dbt dentro de um ambiente virtual, também conhecido como venv. Neste exemplo, estou usando o Python 3.13.
Abra o terminal do VS Code na pasta raiz do seu projeto e execute o comando:
python -m venv dbt-env
Esse comando cria um ambiente virtual chamado dbt-env, onde ficarão isoladas as dependências do projeto.
Depois de criar o ambiente virtual, verifique se ele está ativado. Quando o ambiente estiver ativado, você verá o prefixo (dbt-env) no início da linha de comando do terminal. Isso indica que os próximos comandos serão executados dentro do ambiente virtual.
Caso ele não seja ativado automaticamente, execute:
dbt-env\Scripts\activate.bat
O dbt Core precisa de um adapter específico para se comunicar com o banco de dados. Como o projeto utiliza PostgreSQL, podemos instalar o dbt-postgres com o comando:
pip install dbt-postgres
Esse pacote já instala o dbt Core junto com o adapter necessário para conexão com o PostgreSQL.
Com tudo validado, você pode iniciar a estrutura do projeto executando:
dbt init dbt_curso
Esse comando inicia o assistente de configuração do dbt e cria a estrutura inicial de pastas do projeto.
Em seguida, é só seguir o passo a passo da aula Inicializando o projeto
Executando os passos acima, você conseguiu instalar o dbtcore?
Os links estão em inglês, mas você poderá utilizar a tradução automática do navegador
Oi Pedro!
Estou retornando para avisar que foi adicionado a parte da instalação do dbt nessa mesma aula.
Espero ter ajudado!