Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

instalação do cordova e do ionic

Estou instalando o ionic no windows. Ja tenho o nodejs instalado e o npm.

a duvida esta nos proximos passos, alguem pode confirmar se estao corretos? npm install -g cordova ionic proximo passo verificar as versoes para ver se fico tudo certo? cordova -v proximo passo verificar a versao do ionic? ionic -v

gostaria de saber se esta correto a instalação e a verificação das versoes do cordova e do ionic?

13 respostas

Sim, é esse o plano! Vc rodou? Deu algum erro?

Deu tudo certo, mas quando eu rodei apareceu uma mensagem instale o cli e depois quando eu rodei o servidor apareceu a mesma mensagem o que seria esse cli ? No decorrer do curso será explicado como instalar o cli e o que ele faz ?

e também tem o http://view.ionic.io/ voces recomendam esse site ? E no decorrer do curso há alguma explicação sobre ele ?

Oi Felipe.

O Ionic cli é esse que vc instalou. São os comandos pela linha de comando pelo seu sistema operacional.

E o Ionic View a gente usa no final do primeiro curso. Eu gosto bastante dele.

eu instalei o npm install -g cordova ionic, essa linha de comando instala o cli ou isso que ele instalo é o cli ?

Essa linha q vc rodou

npm install -g ionic

Instala o Ionic Cli. O Ionic Cli é responsável por vários comandos:

ionic serve: Sobe o servidor

ionic platform add android: Adiciona a plataforma android no projeto.

Todo comando que começa com IONIC é do ionic cli

acho que saiu alguma atualização então pois esta aparecendo isso : http://imgur.com/a/YnJQz

Está tudo certo sim. Ionic lab é um outro produto.

Para vc ver os comandos disponíves no Ionic Cli, rode apenas o comando ionic.

Ele vai te trazer uma lista dos comandos que vc pode rodar no ionic Cli.

Seria algo assim:

Available tasks: (use --help or -h for more info)

start  ..........  Starts a new Ionic project in the specified PATH
   serve  ..........  Start a local development server for app dev/testing
   platform  .......  Add platform target for building an Ionic app
   run  ............  Run an Ionic project on a connected device
   emulate  ........  Emulate an Ionic project on a simulator or emulator
   build  ..........  Locally build an Ionic project for a given platform
   plugin  .........  Add a Cordova plugin
   resources  ......  Automatically create icon and splash screen resources (beta)
              Put your images in the ./resources directory, named splash or icon.
              Accepted file types are .png, .ai, and .psd.
              Icons should be 192x192 px without rounded corners.
              Splashscreens should be 2208x2208 px, with the image centered in the middle.

Ele ta reclamando do Cordova ser muito velho. Estranho isso, pq vc instalou agora ne?

Roda um cordova -v no terminal pra gente ver a versao.

Se for menos que 6.x tenta reinstalar com npm install -g cordova

Eu instalei o cordova junto com o ionic, com o comando npm install -g cordova ionic, vou rodar um cordova -v no terminal para ver a versao do cordova.

Uma observação quando eu faço o comando ionic lab ou o ionic serve esta aparecendo a mensagem do cli antigo que o Sergio Lopes comento.

eu coloquei o comando cordova -v e apareceu 6.5.0, vocês acham que se eu reinstalar essa mensagem ira sumir ?

solução!

Estranho ele reclamar se o Cordova ta atualizado ne. Bom, se tudo estiver funcionando no Ionic apesar da mensagem de warning, eu ignoraria. Chutaria ser algum bug que numa proxima versao resolva....