3
respostas

Instalação do composer no windows 7

Olá galera, PF alguém pode me dar uma forcinha aqui, fiz o procedimento que ele descreve no primeiro vídeo. Mas sobre o composer não ficou muito claro. Quando tento instalar o meu, ele apresenta esse erro aqui

PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlite' (tried: C:\php\ext\pdo_sqlite (Não foi possível encontrar o módulo especificado.), C:\php\ext\php_pdo_sqlite.dll (Não foi possível encontrar o módulo especificado.)) in Unknown on line 0

3 respostas

Olá, Washington. Seu problema não é com composer, e sim com a extensão sqlite.

Como você instalou o PHP na sua máquina?

Eu Instalei, só que não entendi muito bem como ficou a explicação no vídeo. Quando eu dou o comando php-v Apresenta a mensagem

C:\Users\meupc\PHP>php -v
PHP 7.4.10 (cli) (built: Sep  1 2020 16:52:21) ( NTS Visual C++ 2017 x64 )
Copyright (c) The PHP Group
Zend Engine v3.4.0, Copyright (c) Zend Technologies

Então algo estranho acontece... quando eu crio uma pasta chamada phpProject. Ele me retorna a msg que não é um comando valido

C:\Users\meupc\PHP\phpProject>composer create-project --prefer-dist larave
l/laravel blog
'php' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Ai... Fui dar continuidade, sem a pasta, e executei o comando aonde supostamente o php-v funcionou. E então novamente tive erro . Se alguem puder me dar uma força, serei muito grato. Pq não sai nem do primeiro vídeo. -.-'

C:\Users\meupc\PHP>composer create-project --prefer-dist laravel/laravel c
ontrole-series 5.8.*

[Composer\Exception\NoSslException]
  The openssl extension is required for SSL/TLS protection but is not availab
  le. If you can not enable the openssl extension, you can disable this error
  , at your own risk, by setting the 'disable-tls' option to true.

create-project [-s|--stability STABILITY] [--prefer-source] [--prefer-dist] [--r
epository REPOSITORY] [--repository-url REPOSITORY-URL] [--add-repository] [--de
v] [--no-dev] [--no-custom-installers] [--no-scripts] [--no-progress] [--no-secu
re-http] [--keep-vcs] [--remove-vcs] [--no-install] [--ignore-platform-reqs] [--
] [<package>] [<directory>] [<version>]

C:\Users\meupc\PHP>

Ok, Washington. Vamos por partes.

O composer não está identificando a instalação do PHP a menos que você esteja na pasta onde extraiu o PHP. Isso significa que você não adicionou o PHP à variável de ambiente PATH.

Isso é ensinado no primeiro treinamento de PHP da formação. Corre e dá uma olhada lá. :-D

Já o segundo erro é sobre a extensão openssl não estar disponível. O ideal é habilitá-la, mas só pra você conseguir dar continuidade, você pode desabilitar a verificação.

Aqui tem uma explicação simples porém completa: https://stackoverflow.com/questions/35249620/the-openssl-extension-is-required-for-ssl-tls-protection

Conta pra mim se agora vai. :-)