3
respostas

instalação do banco

Fiz a instalação do banco oracle conforme orientação das aulas segui os passos definidos foi tudo certinho sem erros. Ao entrar no terminar e e digitar a linha de comando SETX oracle .......... nao reconhece este comando. quando tento criar a tabela ocorre o erro dizendo que não esta conectado ao banco. Foi configurado a variável de ambiente conforme passo a passo. Alguém pode me dar uma luz? O problema esta na variavel de ambiente ou falta instalar mais alguma coisa? Obrigada.

3 respostas

Oi Maria, tudo bem? Se você tenta usar o Oracle no terminal e não consegue, dá um erro de "comando não reconhecido", é por causa da variável de ambiente mesmo. Pelo SETX, me parece que você usa Windows, é isso mesmo? Que versão?

O windons utilizado é o 7.

Entendi, você tentou configurar a variável de ambiente pelas configurações do painel gráfico mesmo sem usar o terminal?

Eu não lembro exatamente como era no Windows 7, mas o caminho é o seguinte:

Vai em "Meu computador", clica com o botão direito dele, escolhe a opção propriedades, depois clicar em configurações avançadas e ai sim, você deve conseguir encontrar as variáveis de sistema.

Lá você pode alterar o PATH, mas toma cuidado pra não acabar substituindo totalmente o valor dela. Copia e cola em um TXT antes de mudar :)

Vê se dessa forma você consegue e me avisa aqui?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software