1
resposta

Instalação de aplicação pelo Ansible

Prezados,

Na aula o instrutor diz o seguinte: "o ambiente já está pronto para colocarmos uma aplicação"

Cenário: Instalar o software GLPI que é opensource

Através do Ansible eu posso configurá-lo para enviar o arquivo glpi zipado para o servidor, unzipar esta aplicação, alterar arquivo de configuração de banco de dados inserindo usuário e senha, automatizando o que for possível e deixando a aplicação acessível?

Porque na aula subiu a página do Django, mas fiquei com esta dúvida.

Alguma documentação para fazer isso?

1 resposta

Olá, estudante. Tudo bem?

Sim, é possível utilizar o Ansible para automatizar a instalação e configuração do GLPI em um servidor. Você pode criar um playbook para realizar as seguintes tarefas:

1. Transferir o arquivo zipado do GLPI para o servidor: Utilize o módulo copy ou fetch do Ansible para enviar o arquivo zipado para o servidor.

- name: Transferir GLPI zipado para o servidor
      copy:
        src: /caminho/local/glpi.zip
        dest: /caminho/remoto/glpi.zip

2. Descompactar o arquivo: Use o módulo unarchive para descompactar o arquivo no diretório desejado.

- name: Descompactar GLPI
      unarchive:
        src: /caminho/remoto/glpi.zip
        dest: /caminho/destino/
        remote_src: yes

3. Configurar o banco de dados: Utilize o módulo lineinfile para alterar o arquivo de configuração do GLPI com as credenciais do banco de dados.

- name: Configurar banco de dados do GLPI
      lineinfile:
        path: /caminho/destino/glpi/config/config_db.php
        regexp: 'user'
        line: '$DBUSER="seu_usuario";'

Repita o processo para a senha e outras configurações necessárias.

4. Automatizar outras configurações: Dependendo das necessidades específicas, você pode adicionar outras tarefas, como configurar permissões de diretórios ou instalar dependências do sistema.

Para documentação adicional, você pode consultar os módulos do Ansible na documentação oficial e buscar por tutoriais específicos sobre a instalação do GLPI com Ansible.

Espero ter ajudado.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!