Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Insistência com o Java

O tópico que gostaria de abordar aqui que em face de tantas inovações com o DotNet e com tantas possibilidade que vemos com o Python, não entendo a insistência de se privilegiar tanto o ecossistema do Java. Nítidamente existe uma predisposição e acredito que seja devido ao legado da Caelum, mas acredito que no mínimo deveria haver menos superficialidade nos cursos de outras tecnologias para que tivéssemos algo próximo da atenção dada ao aprendizado do ecossistema de Java.

8 respostas

Rodrigo, concordo com sua menção ao Python. Mesmo que Python ainda não tenha alcançado o patamar de performance do Java, PHP ou JavaScript, entre outras linguagens, o mercado para ele está crescendo muito, por conta de outros fatores.

De acordo com pesquisa recente, Python é a linguagem que mais cresce no StackOverflow.

Ele definitivamente merece mais espaço.

Não acredito que seja insistência, na minha opinião é que isso se deve ao fato de Java ser mais visível no mercado de trabalho.

No link compartilhado pelo Tomás mostra que o Java também é muito ativo no StackOverflow.

Outra pesquisa, o índice publicado TIOBE que mostra que a consistência do uso Java, e como está dito neste link, não se trata da melhor linguagem e sim da popularidade.

Pesquisas como essas são usadas de maneira tendenciosa demais. Pelo que entendi a pesquisa fala de quantidade de linhas escritas. Não discordo que Java já foi muito popular, mas tenho muitas dúvidas se projetos novos são feitos com java na mesma proporção. Existe uma insistência porque a proporcionalidade de conteúdo de Java na Alura diante de outras tecnologias, com certeza, não refletem a realidade do mercado.

Machine Learning, Data Science, Web Api possuem suporte maior com Python e até Dotnet e ainda assim esse conteúdo todo é ignorado na minha opinião dentro da Alura.

Rodrigo, eu também pensei assim sobre o Java mais de uma vez, mas assim como o Python, que mencionei atrás, o Java tem muito espaço no mercado, um espaço conquistado há muito tempo. E, mais importante, não vai perder espaço tão cedo. Incontáveis vezes ao longo da existência deram o Java como morto e depois ele simplesmente ressurgiu.

Isso acontece porque é difícil se matar uma linguagem por completo. Muito menos uma linguagem que é referência de portabilidade.

O meu questionamento não visa tirar o espaço de tecnologia A ou B, só vejo como desproporcional e contraditório, já que o objetivo maior é o aprendizado de tecnologias. Minha carreira não vai se basear no que a maioria está usando ou no que possui mais linha de código escrita. Dessa maneira no passado ninguém teria aprendido Java, pq existia muito mais código Delphi no mercado. Cada um decide como pautar a sua evolução, mas nesse ponto esses cursos do Alura me decepcionaram...

solução!

Só para esclarecer nenhum dos links citados falam de linhas de código escritas.

O StackOverflow está explicando como foi o crescimento do Python em países de maia alta renda (infelizmente o Brasil não esta incluido na pesquisa dele). O outro usa a quantidade de pessoas capacitadas, disponibilidade de cursos, fornecedores de soluções e mecanismos de pesquisas.

Ainda no da TIOBE ele traz uma informação que eu não conhecia, de que a adoção Python em grandes sistemas e/ou críticos não feita por ele ser dynamically typed, se alguém puder explicar melhor o que isso significa eu ficaria muito contente.

Luiz Fernando, dynamically typed significa que o Python tem tipagem dinâmica, ou seja, uma mesma variável pode guardar um inteiro mas na próxima linha você atribui uma string e ela guarda uma string, e por aí vai. Isso não acontece no Java, em C ou Go, onde você declara uma variável com um tipo int e ela será sempre inteira, ou declara uma variável com tipo string e ela sempre será string.

E isso em grandes projetos realmente pesa, porque quando você tem tipagem dinâmica isso pode ser um pesadelo ao testar e realizar manutenção. Claro que não é uma regra. O próprio Facebook foi construido em PHP, mas isso com certeza aconteceu com regras bastante estritas para evitar que o código fique bagunçado.