Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Insegurança quanto aos meus estudos

Primeiramente ola a todos, vim por meio deste post compartilhar minhas inseguranças quanto a programação e buscar orientação. Dês de já, agradeço a atenção dos que colaborarem. Bom o problema e o seguinte decidi começar a programar em Python atualmente tenho todas as formações em Python back-end (ou quase todas) da Alura e tenho outras formações que realizei em outras plataformas. Consigo realizar exercícios e desafios com pouca dificuldade porem quando me deparo com um software de verdade me assusto com a quantidade de linhas de código que não tenho ideia de como elas estão trabalhando , não consigo mexer nas funcionalidades nem mesmo adicionar outras. Eu não sei se já deveria me considerar um programador e não me sinto como um só porque sei fazer exercícios, a questão e que não me sinto preparado para dizer para alguém "Eu Sei Python" também não sei qual direção devo tomar para sanar esse problema por isso vim aqui atrás de ajuda.

Formações: Alura:

-Python 3 parte 1: Introdução à nova versão da linguagem/

-Python 3 parte 2: Avançando na linguagem/

-Python 3: Introdução a Orientação a objetos/

-Python 3: Avançando na orientação a objetos/

-Testes automatizados: TDD com Python/

Outros:

-Curso de Algorítimos: Introdução a Programação

-Curso de Python 3: Fundamentos, Estruturas compostas e estruturas de controle

-Bateria de 100 Exercícios em Python 3 sobre Fundamentos, Estruturas compostas e estruturas de controle

1 resposta
solução!

Olá Luan!

Primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar conosco sua angustia. Com certeza muitos alunos passam pelo mesmo inclusive eu já fiquei muitas vezes com esse pensamento na cabeça.

Serei bem realista contigo, os exercicios realmente te ajudam muuuuuito! Você com certeza terá um pensamento mais sólido para a resolução de problemas que poderão ser apresentados no dia a dia da empresa.

Porém, para conseguir uma vaga você precisa saber não só lidar com a linguagem Python mas também com as ferramentas que estão por volta dela.

A maioria das vagas para Python são voltadas para dois mundos: WEB e Data Science.

Eu recomendaria você começar pelo mundo WEB.

Quando usamos Python na WEB temos um micro-framework chamado de Flask. Com ele você irá aprender o necessário para começar a desenvolver sistemas backend (a parte por trás dos sites).

Você irá aprender mais sobre HTTP, CRUD, etc.

Temos uma carreira de desenvolvedor Python WEB:

https://www.alura.com.br/carreira-desenvolvimento-python-web

Logo após aprender Flask você poderá aprender o framework web mais utilizado com a linguagem: Django!

Há muitas vagas para desenvolvedor Django tanto no Brasil quanto fora dele!

Quando comecei a aprender Django eu segui uma apostila muito simples e interessante:

https://tutorial.djangogirls.org/pt/

Depois dela você poderia fazer nosso curso também:

https://www.alura.com.br/curso-online-introducao-ao-django

Pra finalizar, saiba que insegurança nessa area é uma coisa normal. Muita coisa pra aprender, coisas novas surgindo a todo instante. Milhares de tecnologias. Linguagem X vs Linguagem Y. Framework A vs Framework B. Isso tudo gera muito ansiedade em nós desenvolvedores. É necessario ter calma, respirar, as coisas se ajeitam com o tempo.

Quando você pega um sistema grande é natural que ache aquilo impossivel. Já ouvi isso de um desenvolvedor Java quando estava no começo da carreira e hoje em dia ele é o dono de um dos maiores sites de ensino do Brasil. Ele também passou por esse medo. Ele queria fugir.

Mas está aí o segredo!

Enfrente seu problema! Seja analitico.

Olhe com calma para o sistema.

Desenhe em um papel o que entendeu se for necessario (isso realmente ajuda muito).

Muitas vezes você não precisa de fato entender as entranhas do sistema. Muitas coisas estão modulares.

Entenda aquele módulo e não se preocupe com o restante no momento.

Espero que essas dicas te ajudem!

Te desejo muita luz para continuar com seus estudos!