Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
15
respostas

Insatisfação

Boa noite. Iniciei a pouco o curso Java e estou odiando a didática do curso. Um curso voltado para quem, creio eu, desculpe se for "ignorante" da minha parte, mas com um contato já bem avançado a programação. Explicações do instrutor muito rápidas e sem explicações mais sucintas a cada linha de código, de modo a fazer com que eu me perca facilmente no que está sendo desenvolvido. Pouquíssimos vídeos e muito conteúdo escrito o que dificulta o aprendizado. Nossa, sinceramente decepcionado. Ouvi falar tão bem dos cursos do Alura e estou profundamente decepcionado, arrependido pelo dinheiro investido até o momento. Pode ser que ao longo do curso eu consiga acompanhar um pouco mais e encontre alguma satisfação, mas verdadeiramente com poucas esperanças de que isso aconteça.

15 respostas

A menos que eu tenha começado errado. Aí até peço uma orientação, pois realmente não consigo acompanhar com clareza este curso. Talvez eu tenha colocado o "carro na frente dos bois".

Olá Meu amigo Ricardo, a princípio parece ser rápido mas você pode ir pausando as aulas e rever novamente os vídeos. O material escrito serve de apoio da mesma forma que o instrutor fala. Realmente algumas aulas são bem rápidas neste módulo acredito eu devido ao conteúdo ser muito e o tempo pouco e para que também os vídeos não se tornem entendiantes. Por exemplo neste módulo a aula de array foi bem rápida. Mas quando você tiver uma dúvida em relação ao conteúdo estamos aqui para ajudar. É só postar que os gujs resolverão pra você. Abraço

Olá Ricardo! É seu primeiro contato com programação? Caso seja, aconselho a começar pela trilha Primeiros Passos. Lá você verá um pouco de Lógica de Programação com JavaScript. Caso você queira algo mais introdutório em Java, também posso indicar as apostilas da Caelum, deixarei um link abaixo.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Apostila

Ricardo, Bom dia !

caso você queira também a Trilha de Java para certificação é mais detalhada , devido o fato ser voltada para certificação . acredito que irá te ajudar bastante .

Java para Certificação

como Romário disse , há a trilha do primeiros passos , onde você irá inciar com o conceito de programação .

e como o wildermarkes falou , também estamos aqui para ajudar com qualquer dúvida que tenha nos exercicios e curso .

Espero ter te ajudado ,

Bons estudos

Ricardo,

Estou iniciado o curso agora, achei um pouco rápido a explicação pela Vídeo aula, mas estou conseguindo acompanhar, como estou fazendo?

No primeiro momento vejo o vídeo, depois faça a leitura do conteúdo e vou fazendo o que está sendo mostrado, quando não entendo algo, volto a ler novamente até entender, depois faço todos os exercícios, se eu realmente não entender eu solicito ajuda.

Mas certamente não é algo tão fácil, exige bastante esforço e dedicação, mas fica a dica.

Achei que no primeiro vídeo de java foi uma explicação excelente, os demais poderia ter esse nível de detalhes.

Concordo com o Jhonata Vieira disse tudo

Sim a proposta do alura se mostra pra quem já tem uma base, não quer dizer que quem não tem base não consiga, assista a aula, leia o material, e realize o que está sendo pedido no mesmo e depois faça os exercícios. Eu sou analista de sistemas e sigo essa metodologia de estudos, porém, tenho uma base no mundo de programação, caso você não tenha siga isso e dará tudo certo.

Siga o que eu disse acima *

Eu adoro a Caelum e o Alura mas no meu ponto de vista vejo que a lógica das aulas segue um roteiro mais tranquilo pra quem já tem uma base, mas acho que quem não tem consegue também com mais esforço. No pain no gain

Detalhes como por o java no path do windows ou Linux, no começo isso é triste depois fica natural ( pra poder testar os progs no dos ou terminal )

Boa noite Gustavo,

Entendo em parte sua defesa em prol de pessoas que tiveram pouco contato com programação, lógica, e código no geral, porém por mais que o curso contenham coisas basicas da linguagem, penso que também o curso tenta de forma implicita desenvolver a pessoa como profissional, a escolha de se esforçar e ir atrás de aprender, será sempre um critério do aluno, o intuito é não deixar o aluno dependente do curso e professor e sim passar o caminho para que ele começe a percorrer o caminho por si mesmo, sem ficar sempre dependente, igual vi muito em faculdade.

O aluno deve aprender a ser auto-didata ou simplesmente de forma (crua) se virar, é uma realidade simples, quanto mais você depende, mais dependente fica, e nem sempre terá pessoas dispostas a passar tudo em detalhes.

Se o aluno estiver com muita dificuldade em um curso, talvez esse curso esteja muito a frente ainda para ele, a indicação é que volte e refaça os primeiros de lógica.

Se o aluno tem duvida, existem diversos foruns e sites de troca de informação, basta ir tirar a duvida, é querer.

https://www.alura.com.br/discussions/all
http://www.guj.com.br/
https://pt.stackoverflow.com/
https://www.google.com.br/

O Alura oferece uma quantidade enorme de cursos, pelo preço acredito que está muito valido, até agora nunca vi o preço aumentar, até abaixou com Black Friday, porém a quantidade de cursos, só aumenta.

Isso tudo é apenas minha opinião e visão, pode não corresponder com a realidade, bom é isso.

Ops, Ricardo*

Ricardo, por favor feche este fórum pois acredito termos sanado suas dúvidas! :), pois caso contrário acredito que novos comentários ficarão redundantes. vlw Abraço amigo! boa sorte!

solução!

Cada um, de alguma maneira ajudou. Obrigado

oi Ricardo

Só pra te deixar um posicionamento aqui do Alura. Esse curso tem um índice de satisfação muito bom, mas há alguns alunos que não gostam do seu estilo. Pretendemos regravá-lo sem o uso da lousa no ano que vem.

Vi que você aproveitou bem os cursos de mysql de acordo com os depoimentos. Por favor, não deixe de mandar um email pra gente se tiver outras sugestões. contato@alura.com.br

abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software