1
resposta

Inputs no kubernetes

Gente, preciso da ajuda de vocês. Trabalho em uma start-up, sou um DevOps júnior. Apesar da empresa ser muito pequena e não ter ninguém que já tenha trabalhado com kubernetes, eles estão querendo implementar. Eu tenho um container da app que criei que precisa de variaveis de ambiente para conseguir rodar. A minha idéia é que através de uma requisição HTTP eu conseguisse extrair essas variáveis de um json que fosse enviado para o kubernetes, e usar essas variáveis para rodar um único pod. Usaria a biblioteca de kubernetes para python e teria um servidor interno também em python a escuta para extrair as variáveis do json e lançar um novo pod com essas variáveis. É a única forma que consegui pensar até o momento, mas não me parece a mais eficiente, pois não diferiria muito de usar docker sem o kubernetes, simplesmente gerando novos pods e os descartando. Alguém consegue dar alguma sugestão de uma maneira mais eficiente de usar o kubernetes para fazer o que preciso?

1 resposta

Oi Renan, tudo bem?

Existem algumas opções que podem te ajudar nesse caso.

Uma opção é utilizar ConfigMaps no Kubernetes para armazenar as variáveis de ambiente. Com o ConfigMap, você pode criar um arquivo YAML contendo as variáveis de ambiente necessárias e depois montá-lo como um volume no pod. Dessa forma, você não precisa fazer requisições HTTP para extrair as variáveis do JSON, elas já estarão disponíveis no pod através do volume.

Outra opção é utilizar Secrets no Kubernetes. Os Secrets são semelhantes aos ConfigMaps, mas são usados para armazenar informações sensíveis, como senhas ou chaves de API. Você pode criar um Secret contendo as variáveis de ambiente sensíveis e montá-lo como um volume no pod.

Além disso, você pode considerar o uso de Helm para gerenciar seus deployments no Kubernetes. O Helm é um gerenciador de pacotes para Kubernetes que permite definir e instalar aplicativos de maneira mais fácil e eficiente. Com o Helm, você pode criar templates personalizados para seus deployments, incluindo a definição das variáveis de ambiente necessárias.

Espero que essas sugestões te ajudem a encontrar uma maneira mais eficiente de utilizar o Kubernetes para o que você precisa.

Um abraço e bons estudos.