Olá novamente Leandro, tudo bem com você ?
Eu peço desculpas pelo meu equivoco anterior, vou tentar explicar da melhor forma agora então.
A razão pela qual você precisa atribuir o valor do input
a uma variável em vez de usá-lo diretamente no código JavaScript é porque o valor do input
é uma string, e não um número ou um objeto.
Quando você usa o input.value
diretamente em seu código, você está acessando diretamente a propriedade value
do objeto input
, que é uma string. Isso significa que você pode executar operações em strings, como concatená-las com outras strings, mas você não pode executar operações matemáticas ou comparar diretamente com outras variáveis.
No entanto, quando você atribui o valor do input
a uma variável, você pode realizar operações matemáticas ou compará-la com outras variáveis, pois a variável agora contém o valor do input
em um formato que pode ser processado pelo JavaScript.
Por exemplo, suponha que você tenha um input
que permite que o usuário digite um número e você queira adicionar 10 a ele. Se você tentar fazer isso diretamente com input.value + 10
, o JavaScript concatenará a string "10" à string contendo o valor do input
. Mas, se você atribuir o valor do input
a uma variável e adicionar 10 a ela, como var numero = input.value; numero = Number(numero) + 10;
, assim você pode adicionar mais 10 toda vez que quiser.
Quando você atribui o valor do input
a uma variável e converte essa variável para um número usando a função Number()
, agora é possível adicionar 10 a ela. Por exemplo:
var input = document.getElementById("numero"); // obter o elemento input
var numero = Number(input.value); // atribuir o valor do input a uma variável e converter para um número
numero = numero + 10; // adicionar 10 ao número
console.log(numero); // exibir o resultado no console do navegador
Dessa forma, o valor digitado pelo usuário é armazenado na variável 'numero' como um número e pode ser usado em operações matemáticas.
Espero ter esclarecido sua dúvida, mas sinta-se à vontade para me perguntar mais sobre o assunto ou outros tópicos.
Era isso um abraço e bons estudos.