Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Inovação em ambiente pouco flexivel

Acredito que a melhor maneira para implementar uma cultura de inovação é iniciar em pequenas ações divididas por setores, quando uma empresa é pouco flexível ou existe uma hierarquia rígida. Dessa forma, cada setor, pode verificar alguns processos de melhoria por exemplo, se envolver outros departamentos no primeiro momento.

1 resposta
solução!

Olá, Mayara! Tudo bom?

Uma abordagem interessante é começar com pequenas ações divididas por setores, como você mencionou. Por exemplo, cada setor pode identificar processos que podem ser melhorados e envolver outros departamentos nesse primeiro momento. Assim, você cria um ambiente de colaboração e troca de ideias, o que pode estimular a inovação.

Outra dica é buscar exemplos de empresas que já passaram por situações semelhantes e conseguiram implementar uma cultura de inovação. Estudar casos de sucesso pode te dar insights e inspiração para adaptar as estratégias à sua realidade.

Além disso, é importante comunicar de forma clara e persuasiva os benefícios da inovação para a empresa. Mostre como a inovação pode trazer resultados positivos, como aumento da eficiência, redução de custos ou conquista de novos mercados. Essa argumentação pode ajudar a convencer a alta hierarquia a adotar uma postura mais flexível.

Por fim, não se esqueça de que a cultura de experimentação é fundamental nesse processo. Esteja aberta a novidades, incentive a equipe a testar ideias e aprender com os resultados. A cultura de experimentação cria um ambiente propício para a inovação e pode ser um ponto de partida para transformar a empresa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software