1
resposta

INNER JOIN

O INNER JOIN foi feito para conectar informações das duas tabelas? Não entendi essa parte com clareza.

1 resposta

Oi, Vitor! Tudo bem?

Desde já, peço desculpas pela demora em retornar.

Isso mesmo! O INNER JOIN tem como objetivo combinar as informações presentes em duas tabelas. No entanto, essa “combinação” possui algo de especial: para que seja possível visualizar o seu resultado, cada registro de uma tabela precisa ter uma correspondência na outra, ou seja, precisamos ter uma condição de igualdade entre as informações de cada tabela.

Para uma melhor compreensão, imagine a seguinte situação: uma livraria possui um banco de dados com as tabelas VENDAS e VENDEDORES. Visto que cada funcionário possui um código de identificação, sempre que uma venda é registrada no banco de dados, ela também leva consigo esse mesmo código. Assim, podemos analisar quais delas foram feitas pelo funcionário X ou pelo funcionário Y, por exemplo — o que possibilita uma melhor organização da livraria.

Dado o relacionamento entre o vendedor e sua venda, podemos construir uma seleção que apresenta quantas vendas foram feitas por cada vendedor da livraria, a partir da relação entre as tabelas VENDAS e VENDEDORES e de um critério de igualdade, que é o código do vendedor — nesse caso, o INNER JOIN será uma ferramenta muito importante. Se a empresa contratar um funcionário novo que ainda não iniciou o seu serviço, ele não aparecerá nesta apresentação, visto que ele ainda não realizou nenhuma venda (e não há, consequentemente, registros na tabela VENDAS com o seu código).

Uma outra forma de entender o INNER JOIN é analisando a ilustração abaixo:

Início da transcrição. Ilustração com fundo branco. Na região esquerda, há um círculo de borda preta com a letra “A” em seu interior. Na região direita, há um círculo de borda preta com a letra “B” em seu interior. Há uma junção entre ambos os círculos, destacada pela cor azul claro. Fim da transcrição.

A região central, destacada pela cor azul, representa justamente os itens do círculo A e do círculo B que se relacionam (que cumprem a condição de igualdade). Podemos entender o A como os vendedores e o B como as vendas.

Vitor, com o tempo temas como esse vão ficando menos abstratos. A cada passo dado, aprendemos algo novo e ampliamos o nosso conhecimento sobre diferentes assuntos.

Espero ter ajudado com a explicação. Se surgirem novas dúvidas, estou à disposição.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software