Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Início de carreira - Onde procurar emprego? Freelancer? Faculdade?

Olá! Sou novo aqui no fórum e estou em uma grande frustração agora no final do curso de Design Gráfico (e no final de recuperação médica). Preciso aprender a encontrar oportunidades de emprego (fixos ou freelancer) e essas oportunidades precisam também corresponder às minhas habilidades e mais que isso, eu pretendia fazer faculdade mais adiante fora do Brasil, mas ainda nao consegui identificar se a falta de um diploma será um impedimento para mim entrar no mercado. A grande questão. Como funciona o mercado dos designers? De que forma eles localizam oportunidades? Diploma é obrigatório? Além de design gráfico o que mais é especialmente importante para um newbie?

2 respostas
solução!

Bruno, início de carreira é difícil para praticamente todo mundo. Ainda mais quando pensamos num momento de transformações profundas nas relações de trabalho trazidos pela transformação digital. Assim, saiba que não está sozinho nessa. Primeiro, construa um portfólio próprio. É importante que você tenha alguns trabalhos para que as pessoas possam avaliar. Faça networking, entre em grupos e empresas no Linkedin, procure eventos da área, etc. Além de buscar nesse networking por freelas, existem sites que você pode procurar. Lá existem trabalhos para newbies e para oldbies (piada sem graça!). Já trabalhei como designer gráfico, muuuuuitos anos atrás. Ia em comércios para criar panfletos, foi como comecei a ganhar uns trocados. Não sou DG, de longe isso, mas dei meus pulos. Sobre diploma, é uma conversa bem complicada. Minha dica, tenha um. Você pode ter só para colocar na gaveta, mas é sempre bom. Espero ter ajudado pelo menos um pouco. Boa sorte.

Quanto ao networking eu comecei a procurar por sites populares para publicação de portfólios e para freelance, sinto uma dificuldade de encontrar sites nacionais. Para eventos eu utilizo o Sympla e o Eventbrite, mas nenhum dos 2 estão sendo de grande valia, mas já tenho em mente a necessidade de encontrar boas fontes de informação para eventos. O diploma só sinto que talvez não seja bom gastar 4 anos por ele, mas ainda está sujeito a avaliação. Obrigado pela ajuda ;)