2
respostas

Iniciar em Ciência de Dados ou Programação?

Pessoal, estou em dúvida se inicio ciência de dados ou programação, olhando a partir do mercado de trabalho. Quero começar a graduação em Engenharia de Software na metade do ano que vem por ser uma área bem ampla (a graduação tb vai me ajudar a conseguir estágios), mas também tenho muita afinidade com Ciência de Dados.

Enquanto a faculdade não começa, vou estudando matemática e quero aproveitar a Alura (que já paguei) pra estudar. Vocês acham que qual dos dois caminhos é melhor olhando pelo mercado, ciência de dados ou programação?

2 respostas

Ambas as opções, ciência de dados e programação, são áreas promissoras e têm uma demanda significativa no mercado de trabalho. A escolha entre elas dependerá dos seus interesses, habilidades e objetivos de carreira. Vou apresentar algumas considerações para ajudá-lo a decidir:

Ciência de Dados:

1. Perfil Analítico:

• Se você gosta de trabalhar com dados, estatísticas e extrair insights para tomar decisões, a ciência de dados pode ser mais adequada.
  2. Setores Específicos:

• Ciência de dados é frequentemente aplicada em setores como finanças, saúde, marketing, e-commerce, entre outros.
  3. Ferramentas e Linguagens:

• É necessário ter familiaridade com linguagens como Python e R, além de ferramentas como pandas, scikit-learn, e Jupyter Notebooks.
  4. Conhecimentos em Estatística e Machine Learning:

• Aprofundar-se em estatística e machine learning é essencial para um cientista de dados.

Programação:

1. Desenvolvimento de Software:

• Se você tem interesse em criar aplicativos, sistemas e soluções de software, a programação pode ser mais atraente.
  2. Versatilidade:

• Habilidades de programação são aplicáveis em uma variedade de setores e projetos.
  3. Linguagens de Programação:

• Dependendo do seu foco, pode ser importante aprender linguagens como Java, JavaScript, C#, ou outras.
  4. Desenvolvimento Web, Mobile, ou Backend:

• Escolha entre desenvolver para a web, dispositivos móveis ou trabalhar no backend de sistemas.

Considerações Gerais:

1. Habilidades Complementares:

• Muitas vezes, os cientistas de dados precisam de habilidades de programação e vice-versa. Considere desenvolver habilidades complementares.
  2. Tendências de Mercado:

• Pesquise as tendências do mercado na sua região e identifique a demanda atual.
  3. Networking:

• Converse com profissionais que atuam em ambas as áreas para ter uma visão mais ampla.
  4. Projetos Pessoais:

• Experimente projetos pessoais tanto em ciência de dados quanto em programação para ter uma ideia prática das duas áreas.

Ambas as escolhas têm potencial no mercado de trabalho. Se possível, explore um pouco de cada área para tomar uma decisão mais informada. Lembre-se de que muitos profissionais acabam combinando habilidades de ciência de dados e programação em suas carreiras.

Caso tenha conseguido esclarecer suas dúvidas, fico feliz em ter ajudado. Estou à disposição para qualquer outra questão que possa surgir. Um abraço! Se este post foi útil, por favor, marque como solucionado ✓. Desejo a você excelentes estudos!