1
resposta

Iniciar container e utilizar terminal em um container terminado

Olá,

Criei um container ubuntu, fiz as alterações que eu queria e terminei, ou seja, ele está com estado "exited";

Depois lembrei que precisaria ter criado um arquivo, portanto fui querer acessar ele novamente, e... Como posso fazer isso? Pelo comando "docker start -a -i 3a" (3a é meu container) eu percebi que ele subiu e logo ja terminou, não me deu o terminal para interagir com o SO. E, não existe a flag -it para comando start. O que devo fazer?

1 resposta

Olá Brenno,

O docker só permitiria a conexão com o terminal dos containers que estão em execução, quando colocamos docker run o container é criado, mas não ficará em execução.

Ao criar o container você poderá deixá-lo rodando em modo "desatachado", dessa forma o processo continuará existindo e você conseguirá acessá-lo depois.

Uma sugestão, seria:

docker run -it -d ubuntu

Com isso o container será criado e o processo estará em execução. Depois você poderá utilizar o comando :

docker exec -it [nome container] bash

Para poder assim acessar o container e inserir os comandos.

Caso você já tenha criado o container e ele tenha parado, poderá inicializá-lo novamente com o comando:

docker start [nome container]

E depois para acessar o bash:

docker exec -it [nome do container] bash

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software