Entendo o que você quer dizer. Mas vai por mim, é errando que se aprende na área. Comecei a fuçar no Linux quando tinha uns 15 anos e já passei por um monte de problemas que eu não sabia resolver. Instalar o Ubuntu já foi um verdadeiro desafio para mim também, mas hoje é trivial.
O que eu quero dizer é que é normal sentir essa dificuldade, faz parte do processo de aprendizagem, o importante - e o segredo do negócio - e não desistir e não ter medo de pedir ajuda.
Vamos lá: sobre a instalação do Ubuntu, caso esteja ainda muito receoso para instalá-lo diretamente na sua máquina, veja como fazer uma máquina virtual https://www.techtudo.com.br/noticias/2016/04/como-instalar-o-ubuntu-com-o-virtualbox.ghtml .
Agora, se quiser arriscar, o próprio instalador do Ubuntu oferece uma opção de "instalar ao lado do Windows". É praticamente só clicar e ele faz o processo automaticamente.
De fato, você precisa de algum conhecimento prévio ou aprendê-lo no caminho; basicamente, você precisa aprender a: a) gravar uma imagem em um cd/dvd ou pendrive; b) "dar boot" (iniciar o sistema) nesse cd/dvd ou pendrive.
Você tem alguma dúvida específica sobre esses processos?