1
resposta

Iniciante de programação

Ao finalizar o projeto a contagem de pontuação, e o som quando pontuado não estão sendo executados, já voltei a aula já refiz o jogo e continua com o bug. Publiquei para conseguirem ver.

https://scratch.mit.edu/projects/726510010/

1 resposta

Oi, Jéssica! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

Para resolvermos os nossos problemas devemos fazer algumas alterações no nosso código.

Inicialmente, devemos adicionar o comando mude oponente pontos para 0 no nosso primeiro bloco de código do ator Bolinha, deixando-o da seguinte forma:

Captura de tela do Scratch. Plano de fundo branco com um bloco de código colorido ao centro, com os seguintes comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicada, vá para x:0 y: 0, aponte para a direção 45, esconda a variável Posição Y da bolinha, mude Meus pontos para 0, mude oponente pontos para 0, sempre, toque o som Cave até o fim.

Após isso, para conseguirmos pontuar, devemos alterar o nosso parâmetro de posição x da bolinha para atingir a parede (borda), no código responsável pela pontuação. Devemos mudá-lo de 230 e -230 para 222 e -222, pois são essas as coordenadas de x da bolinha ao atingir as bordas do jogo. Deixaremos, então, o nosso código responsável pela pontuação da maneira mostrada na imagem abaixo:

Captura de tela do Scratch. Plano de fundo branco com dois blocos de código coloridos, um ao lado do outro. O bloco de código localizado à esquerda possui os seguintes comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicado, sempre, se posição x for menor que -222 então, adicione 1 a oponente pontos, toque o som ponto. O bloco de código localizado à direita possui os seguintes comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicado, sempre, se posição x for maior que 222 então, adicione 1 a meus pontos, toque o som ponto.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓