Oi, Carmen, tudo bem?
Peço desculpas pela demora em te responder!
Ao aprender algo novo, alguns desafios podem surgir, mas a comunidade Alura está sempre atenta e disposta a contribuir na superação desses obstáculos. Irei recapitular alguns passos iniciais realizados durante o módulo 1 para que você consiga prosseguir nos seus estudos e entenda melhor o uso do Git para criar o seu primeiro repositório.
Vamos começar com a criação do arquivo HTML
Crie uma pasta em um local do seu computador com o nome desejado. No meu caso eu criei uma pasta na área de trabalho e dei o nome de "curso_de_git"
Agora, utilizando um editor de código - fonte da sua preferência - recomendo o Visual Studio Code, caso não tenha esse editor, neste artigo da Alura é mostrado o passo a passo da instalação dele. Com o editor devidamente instalado, crie um arquivo com o nome “index.html” e copie para dentro dele o seguinte código:
<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>Cursos da Alura</title>
</head>
<body>
<ul>
<li>Vagrant</li>
<li>Docker</li>
<li>Ansible</li>
<li>Integração Continua</li>
</ul>
</body>
</html>
Vamos criar agora nosso primeiro repositório
Abra a pasta que você deseja transformar em um repositório do git, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Git Bash here". Se estiver usando o Windows 11 vá em "Mostrar mais opções".
Agora, digite o comando git init
, para criar um repositório.
Em seguida utilize o comando git status
para garantir que você está em um repositório Git e que o arquivo index.html é reconhecido.
Perceba que ao utilizar o comando git status aparecem várias informações, como por exemplo a ramificação em que estamos trabalhando , neste caso na master, se há ou não commits, ou seja, atualizações do projeto, e abaixo dessas informações aparece o arquivo index.html em vermelho, o que significa que este arquivo ainda não pertence ao nosso repositório. Contudo nas próximas aulas o instrutor irá ensinar o passo a passo para inserir arquivos no repositório, executar commits e compartilhar o código.
Espero que esta explicação tenha ajudado a sanar suas dificuldades ou pelo menos minimizá-las. Reforço que caso surjam novos desafios, estarei à disposição para te ajudar.
Grande abraço!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!