1
resposta

Iniciando o Git - Básico do Básico Parte 1

Não consegui sequer achar pelo git o arquivo salvo na pasta. Por mais que eu veja os vídeos desde o começo, não entendi nada da explicação e não consegui executar nenhum dos comandos e nem onde ou como executá-los. Realmente estou flutuando.. rs Alguém pode me ajudar no passo a passo?

1 resposta

Oi, Carmen, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder!

Ao aprender algo novo, alguns desafios podem surgir, mas a comunidade Alura está sempre atenta e disposta a contribuir na superação desses obstáculos. Irei recapitular alguns passos iniciais realizados durante o módulo 1 para que você consiga prosseguir nos seus estudos e entenda melhor o uso do Git para criar o seu primeiro repositório.

Vamos começar com a criação do arquivo HTML

  • Crie uma pasta em um local do seu computador com o nome desejado. No meu caso eu criei uma pasta na área de trabalho e dei o nome de "curso_de_git"

  • Agora, utilizando um editor de código - fonte da sua preferência - recomendo o Visual Studio Code, caso não tenha esse editor, neste artigo da Alura é mostrado o passo a passo da instalação dele. Com o editor devidamente instalado, crie um arquivo com o nome “index.html” e copie para dentro dele o seguinte código:

 <!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Cursos da Alura</title>
</head>
<body>
    <ul>
        <li>Vagrant</li>
        <li>Docker</li>
        <li>Ansible</li>
        <li>Integração Continua</li>
    </ul>
</body>
</html>

Vamos criar agora nosso primeiro repositório

  • Abra a pasta que você deseja transformar em um repositório do git, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Git Bash here". Se estiver usando o Windows 11 vá em "Mostrar mais opções".

    Captura de tela colorida de uma pasta do Windows mostrando no canto superior esquerdo um arquivo com nome index. No canto superior direito é possível ver a a data “22/11/2022” e o horário “11:03”. No canto direito há um menu com várias opções empilhadas e de cima para baixo está escrito: Exibir, classificar por, agrupar por, atualizar, personalizar esta pasta, colar, desfazer renomear, abrir no terminal, git gui here git bash here com uma moldura rosa, conceder acesso a, novo e propriedades.

  • Agora, digite o comando git init, para criar um repositório.

  • Em seguida utilize o comando git status para garantir que você está em um repositório Git e que o arquivo index.html é reconhecido.

    Captura de tela colorida do Git Bash mostrando o prompt de comando do programa com fundo preto. Nele está escrito 8 linhas de comando e na nona, é digitado o comando git status. Nas linhas abaixo surgem informações sobre a branch atual, a quantidade de commits e os arquivos que ainda não fazem parte do repositório.

Perceba que ao utilizar o comando git status aparecem várias informações, como por exemplo a ramificação em que estamos trabalhando , neste caso na master, se há ou não commits, ou seja, atualizações do projeto, e abaixo dessas informações aparece o arquivo index.html em vermelho, o que significa que este arquivo ainda não pertence ao nosso repositório. Contudo nas próximas aulas o instrutor irá ensinar o passo a passo para inserir arquivos no repositório, executar commits e compartilhar o código.

Espero que esta explicação tenha ajudado a sanar suas dificuldades ou pelo menos minimizá-las. Reforço que caso surjam novos desafios, estarei à disposição para te ajudar.

Grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!