1
resposta

Iniciando Novo Projeto em Flutter

Olá a todos,

Estou em busca de dicas para iniciar um novo projeto em Flutter que fara uso de comunicação API com um Back em PHP.

Algumas duvidas:

  • Qual padrão de organização de pastas utilizar?
  • Irei usar o Material para os componentes, mas irei modificar alguns detalhes de alguns campos como por exemplo o TextField, para manter um padrão em todo o projeto é indicado criar um Componente apenas para esse TextField estilizado no padrão do projeto?
  • Possuem dicas de packages uteis?
  • O projeto não vai utilizar tradução desde seu inicio, mas a uma grande possibilidade dele precisar, devo seguir algum padrão estrutural específico para isso?

Sou grado pelo apoio.

1 resposta

Poooxa Anderson, que maneiro!

Bora lá então, vou tentar te ajudar!

Qual padrão de organização de pastas utilizar?

  • Isso é bastante aberto, o Flutter não trás uma estrutura fixa de padrão de projeto então acaba ficando na nossa mão essa decisão. Você pode optar por mvc, por exemplo. Ou também por clean. Existem algumas abordagens mais populares para Flutter que auxiliam no gerenciamento de estados, sendo elas Bloc e Provider. Recomendo dar uma olhada com mais calma para ver qual melhor se adapta ao necessário para o seu projeto e que você se sinta confortável. O feito é melhor do que o perfeito, lembre sempre disso!

Irei usar o Material para os componentes, mas irei modificar alguns detalhes de alguns campos como por exemplo o TextField, para manter um padrão em todo o projeto é indicado criar um Componente apenas para esse TextField estilizado no padrão do projeto?

  • Sim! Não duplique código jamais! Crie uma pasta chamada components e coloque ele e todos os componentes customizados lá.

Possuem dicas de packages uteis?

O projeto não vai utilizar tradução desde seu inicio, mas a uma grande possibilidade dele precisar, devo seguir algum padrão estrutural específico para isso?

  • Por hora creio que não. Um passo de cada vez. Não se preocupe com muitas coisas logo de início. Reforço o que disse no começo, o feito é melhor que o perfeito (não feito) haha.

Abração e bom estudo!

Espero ter conseguido ajudar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software