1
resposta

Iniciando no mundo Web vindo do Delphi

Olá, meu nome é Ronnei Peterson, sou desenvolvedor de aplicações comerciais for Windows com Delphi a 20 anos, pretendo iniciar o desenvolvimento Web, já tive uma pequena experiência com PHP e html, porém depois de ouvir bastante os podcasts do Hipster penso que a melhor escolha seja JavaScript tanto no front quando no serverside.

Uso um padrão próximo ao MVC nas minhas aplicações em Delphi, porém mais focado em duas camadas (front com os formulários e seus controles) e uma unit com a classe manipulando ali as regras de negócio e os dados no BD, onde cada tabela do BD se transforma em um classe na aplicação.

Por onde começar? Quero desconsiderar que já tive uma pequena experiencia como PHP e HTML básico. Meu conhecimento de JavaScript é praticamente zero.

Quais cursos? No momento estou finalizando o curso: HTTP: Entendendo a web por baixo dos panos

Pretendo portar uma aplicação que está em Delphi com DataSnap em um servidor da AWS para NodeJS (somente serverside por enquanto) e na sequencia iniciar um projeto de um dos módulos do meu sistema irem para Web. Não tenho interesse em desenvolver websites convencionais, quero trabalhar apenas com sistema web.

Desculpe o "textão", mas precisava explicar bem onde estou e para onde quero ir para saber quais cursos fazer.

Sucesso a todos!

1 resposta

Ronei, como você já disse que quer aprender javascript, minha recomendação é fazer os cursos de javascript: programando a linguagem da web pra aprender o básico. Depois, seria interessante fazer os 3 cursos de javascript avançado. Assim você incorpora o básico e o avançado em relação a linguagem em si.

Depois você pode fazer os dois cursos de Node.

Os cursos de lógica também usam javascript, mas como você não é um iniciante, acho que esse caminho vai ser mais proveitoso.

Seja bem vindo aqui e qualquer dúvida, conta com a gente!