Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Iniciando na área Tech

Bom dia, boa tarde e boa noite, caro leitor!

Sou um aspirante da Tecnologia e estou decidido e extremamente ansioso para alcançar novos patamares profissionais, mais especifícamente migrar de área, mas calma que eu irei explicar. Sou técnico em química formado e estudante de engenharia química, com isso, já trabalhei com análises químicas alimentícias, fármacos e, atualmente, participo na produção das vacinas do vírus Influenza e coronavírus no Instituto Butantan.

-Sim, eu sei, meio diferente. Então creio que você deve estar se perguntando "Por quê, rapaz?"-

Desde muito novo estive em contato com tecnologia e sempre tive curiosidade pela área, tanto que também fiz um curso técnico em informática que focava muito em programação, onde eu estudei, além de alguns conceitos básicos de hardware, Java, VB, HTML, CSS, PHP e SQL. Já agora, tendo contato com amigos que seguiram nesse âmbito e do meu próprio irmão que escolheu ser desenvolvedor Back End, eu pude conhecer novos tópicos que muito me agradaram, dando enfâse na famigerada Data Science.

Pesquisando sobre Data Science, pude ver que ela contempla áreas de conhecimento que eu amo e tenho afinidade, além de ser extremamente fascinante, sendo que gostei principalmente de ML. Sendo assim, você que leu até aqui e sabe qualquer coisa sobre, por favor, compartilhe a sua experiência comigo sobre os principais caminhos para que eu possa iniciar meus estudos na área e posteriormente aplicar os meus conhecimentos em uma vaga de analista de dados ou engenheiro de dados.

1 resposta
solução!

Oii Matheus, como você está? Espero que esteja bem!

Primeiramente, parabéns pela sua área de formação, que se mostra cada dia mais importante, e o seu trabalho parece ser interessantíssimo além de ser extremamente vital nos dias de hoje. Aqui na Alura nós falamos muito do perfil em T, mais conhecido com dev em T, e que parece ser muito o seu perfil, então fico super feliz da sua escolha de aprofundar mais na área de programação!

Levando em conta que você disse que gostou principalmente de Machine Learning, mas que busca uma vaga de analista de dados ou engenheiro de dados, posso sugerir alguns caminhos pra ti por aqui! Vou deixar alguns planos de estudos pra você dar uma olhada e pode ir fazendo conforme se sentir à vontade (lembrando que eles são sempre atualizados), você pode salvar eles na sua dashboard da Alura e acessar sempre que quiser.

Plano de estudo Machine Learning Engineer

Plano de estudo Data Engineer

Plano de estudo Analista de Dados

Nós também temos a aba de artigos de Data Science, que você pode ver aqui, tem sobre diversos assuntos e sempre saem novos artigos, vale muito a pena acompanhar! Recomendo pra ti também um artigo em especial do Medium de uma antiga aluna nossa de Bootcamp, Valquíria, que hoje trabalha conosco, e ela conta sobre essa escolha de por que decidiu estudar data science, sendo que era da área de Biologia, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Espero que a sua jornada pela ciência de dados esteja apenas começando e que a gente se cruze muito por ai! Sempre que precisar de ajuda pode nos chamar aqui pelo fórum, tudo bem?

Bons estudos ^^

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!