1
resposta

Iniciando do zero

To perdido e não sei por onde começar, to começando do zero, não sei nada de programação, por qual aula/curso começo aqui na alura ?

1 resposta

Olá, Jonathan! Tudo bem?

Fique tranquilo, esse sentimento de "estar perdido" é super comum quando olhamos para a imensidão da área de tecnologia. O mais importante você já fez: deu o primeiro passo e pediu ajuda!

Para quem está começando do zero absoluto, o segredo não é escolher uma linguagem de programação (como Java ou Python) logo de cara, mas sim entender como o computador pensa.

Onde começar na Alura?

Eu recomendo fortemente que você comece pela Formação Iniciante em Programação. Dentro dela, o caminho ideal é:

1. Lógica de Programação: mergulhe em JavaScript: Aqui você vai aprender os conceitos que valem para todas as linguagens: variáveis, loops (repetições) e condicionais (o famoso "se isso acontecer, faça aquilo").
  2. Lógica de Programação: pratique com desenhos e animações: É uma forma visual e divertida de ver seu código ganhando vida na tela.

Por que começar pela Lógica?

Imagine que você quer aprender a dirigir. Antes de escolher se quer um carro de luxo ou um caminhão, você precisa entender para que serve o volante, os pedais e as regras de trânsito. A Lógica são as regras de trânsito da programação.

Dicas para o seu início:

• Não tenha pressa: O cérebro precisa de tempo para absorver essa nova forma de pensar. Se uma aula parecer difícil, assista novamente ou faça os exercícios práticos.
  • Aproveite a Comunidade: Aqui no fórum, ninguém fica para trás. Se travar em um exercício, poste o código e a gente te ajuda a "debugar" (encontrar o erro).
  • Mantenha a Constância: É melhor estudar 30 minutos todos os dias do que 5 horas apenas no sábado.

Um pequeno "spoiler" do que você vai ver:

Programar é basicamente dar instruções. Veja como seria um "código" para decidir se você deve levar um guarda-chuva:

SE (estiver nublado) ENTÃO
    Levar guarda-chuva
SENÃO
    Deixar guarda-chuva em casa

Jonathan, para eu te ajudar de forma mais específica: existe algum motivo especial que te trouxe para a tecnologia? Alguma área que te desperta curiosidade, como criar aplicativos de celular, sites ou trabalhar com inteligência artificial?