Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Iniciando Carreira e Estudos

Olá a todos,

Meu nome é Pedro e comecei no curso de Engenharia de Software a 8 meses. Agora, também comecei com os cursos da Alura para que eu possa dar um rumo melhor para minha futura carreira, já que posso escolher entre diversas linguagens e caminhos diversificados aqui. Já escolhi alguns cursos e estou iniciando nos mesmos, mas gostaria de saber se eles estão conectados, se são realmente de áreas complementares e que vão me ajudar a construir um currículo e base de conhecimento mais sólida para entrar no mercado de trabalho relacionado a essas áreas.

Já agradeço de antemão a quem responder, seja iniciante ou veterano por aqui. Sintam-se livres para falar sobre suas experiência e vivencias no inicio dos estudos dentro da área de tecnologia também, ficarei feliz em ficar sabendo.

Cursos que escolhi na ordem que pretendo seguir (adoraria ter sugestões sobre cursos e formações recomendadas de se adicionar/retirar da lista, melhor ordem para realizar os cursos, etc.):

1. Iniciante em Programação`
`

1. Front-end
2. React JS

1. Certificação Java
2. Arquitetura e Design de Projetos Java
3. Node.js com Express
4. Java e Orientação a Objetos

1. Testes automatizados no Android
2. Flutter
3. Arquitetura Android
4. Android
5. Kotlin

2 respostas
solução!

Boa tarde pedro

Então, há algumas misturas na ordem que você escolheu, pois de um lado existe java back-end e Kotlin e de outro lado temos JavaScript para web, a ordenação disso está confusa.

Sou suspeito em dá dica pois eu programo em java, como você está no curso de engenharia de software provavelmente já deve ter visto a linguagem C, portanto o que eu recomendo de ordem de estudos a se seguir seria uma ordem que inicialmente é 100% em java.

Este plano de estudos é o que considerei o mais bem organizado aqui na plataforma: Dev back-end java junior

Nele é abrangido em ordem:

1. Lógica de peogramação
  2. html e css
  3. linux
  4. git e github
  5. Java 8 (Básico, Orientação a objetos, Collections e Streams, Design Patterns e S.O.L.I.D)
  6. Testes Automatizados (T.D.D)
  7. SQL
  8. JPA/JDBC e Hibernate
  9. Servlet
  10. Spring MVC e Spring Boot

Com isso você já tem um entendimento muito bom a cerca do back-end, os conceitos que são tratados nesses cursos são conceitos que você veria semelhantes em outras linguagens que operam com a web (como é o caso do PHP e do JavaScript).

Após isso você teria uma base bem sólida para partir para Kotlin.

"E onde entra o front end?"

A minha resposta a isso seria: antes ou depois da trilha que recomendei (caso você queira seguir ela obviamente). Particularmente eu não gosto de Front, não por dificuldade (até porque é facil demais), e sim por questões de oportunidade mesmo. Portanto eu deixaria pro final

Muito obrigadooo. Já coloquei na minha dashboard esse plano. Gostei bastante do que tem nele. Eu não tenho nenhuma preferência ainda por back-end ou front-end, acredito que se eu for ter, será mais pra frente. Mas vou seguir esse plano, e depois, quando eu me sentir mais confiante, ir adicionando mais cursos ao finalizar, é que nesse início, fico com medo de escolher algo e "errar" nas escolhas.