Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Iniciação Planejamento

Olá, estou com uma dúvida que é a seguinte. Quando feita a abordagem de um cliente para a criação de um projeto e enfim feito o Termo de abertura, neste irá constar por exemplo um macro do projeto, uma estimativa de custo e tempo que o cliente está disposto a pagar e esperar. Quando o planejamento em si for feito e por exemplo notar-se que o valor de custo e tempo impresso no T.A não está sendo muito real, qual seria uma abordagem adequada?

1 resposta
solução!

João, na teoria essa abordagem do orçamento não poderia fugir muito do que foi planejado. Mas no mundo real sabemos que as coisas mudam, o negócio em si muda e muitas vezes o projeto precisa se adequar. Existem algumas abordagens, mas acho que a mais utilizada são as Change Requests. Acordos formais indicando a mudança.

Por experiência, não é um momento fácil de ser abordado. Ainda mais quando isso envolve custos. Acho que dois pontos são importantes no projeto para te apoiar quando chega esse momento:

  • Ser transparente o tempo inteiro com o cliente, deixando ele informado do que está acontecendo e das decisões necessárias;
  • Evitar aceitar alterações em um acordo formal, isso é um pouco chato no começo, mas evita vários problemas.

Bom, espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software