Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Iniciação da minha carreira

Boa noite pessoal!

Então, estou com uma dúvida de qual caminho trilhar na minha carreira de programador. Já tenho conhecimentos de Java, C++, Python, HTML5 e MySQL mas nada muito aprofundado, só uma visão bem genérica. Me decidi finalmente que programação é a área que quero seguir e gostaria de administrar o meu tempo de estudos e práticas durante a semana e finais de semana o mais eficiente possível afim de focar a estudar as tecnologias mais consolidadas/firmes no mercado atual e também as tecnologias que tem muito potencial de crescer no mercado, visando assim estudos de médio a longo prazo. São muitas e muitas linguagens mesmo que tenho em mente e gostaria de experimentar um pouco de tudo para descobrir a minha vocação se é desenvolvimento web, Banco de Dados, programação de aplicações no geral mesmo como Java, Python, C#, etc. Porém o meu medo é justamente isso de perder tempo tentando aprender de tudo mas não ter um conhecimento realmente profundo de nada, quero achar um foco e seguir firme nela até me tornar especialista.

Estou pensando em focar os meus estudos primeiramente em Java e Python pois são áreas bem estáveis no mercado e que gostei bastante a princípio, gostei de Banco de Dados mas ainda estou indeciso sobre desenvolvimento Web pois sinceramente não gostei muito da parte de HTML e CSS (javascript eu até que achei bem legal).

Então gostaria da opinião de vocês qual seria um melhor caminho para mim, se puderem me ajudar sobre isso ficarei eternamente grato.

2 respostas
solução

Olá Gabriel, tudo bem?

É bem complicado opinar sobre um caminho de carreira para você adotar pois envolve muita coisa dado o contexto presente e a incerteza do futuro especialmente em tecnologia ... um exemplo, boa parte do que era hype quando comecei em 2006 já não existe mais e o que existe é bem diferente da forma que era usado ... 10 anos depois, 2016 até mesmo os clássicos como Java e Python estavam muito diferentes e sendo influenciados pela maneira dos times ágeis se organizando/sofrendo para implementar esses clássicos em contâiners, microsserviços e fazer tudo isso funcionar em um provedor de computação na nuvem.

Você faz bem em experimentar e aconselho até intensificar esse processo, talvez design, ux, mobile, infraestrutura ... nada do conhecimento que você adquirir vai ser tempo perdido mas a mudança no ponto de vista de mercado ... é certa.

Todo ano é atualizado um roadmap que é só a ponta do iceberg do que é aplicado a alguns segmentos de mercado de desenvolvimento: https://roadmap.sh/ ... a má notícia é que dói pra quem tá começando ... a boa notícia (não sei se é tão boa) é que dói pra quem tem anos de mercado. Só as caixas amarelas indo do FrontEnd para DevOps (são muitas) e apenas representam o básico. A dica é se você começar a gostar mais do processo de aprender do que da tranquilidade de saber algo que mantém um emprego em tecnologia ... a dor provavelmente vai ser menor.

Um abraço e bons estudos!

Opa valeu JT, eu pretendo mesmo pegar todo esse panorama de programação pra ter uma visão geral de tudo. O que eu quis dizer com perder tempo é depois de ter pego toda uma visão geral disso tudo, não me aprofundar em uma área só. Por exemplo, um médico passa 6 anos ou mais estudando na faculdade pra entender de tudo e mais um pouco, mas chega um momento onde ele tem que se especializar em uma área seja cardiologia, neurologia, oftalmologia, etc. E é isso que eu pretendo, pegar uma visão ampla de programação no geral, aprender o máximo possível de tudo e depois focar em uma área que eu acabe gostando mais pra ficar fera naquele assunto.

Muito obrigado pelas dicas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software