Boa noite!
Nem um dos roteadores eu recebi essa informação. Mostrando outros ips e não trazendo o 150.1.1.4, porém consegui fazer o ping de todos os computadores, alguém sabe me dizer se trará problemas?
Obrigada!
Boa noite!
Nem um dos roteadores eu recebi essa informação. Mostrando outros ips e não trazendo o 150.1.1.4, porém consegui fazer o ping de todos os computadores, alguém sabe me dizer se trará problemas?
Obrigada!
Olá, Samyra!
O RIP (Routing Information Protocol) é um protocolo que permite que os roteadores compartilhem informações sobre as redes que conhecem. Ele funciona bem em redes pequenas e locais, mas possui algumas limitações quando utilizado em provedores de serviço.
No seu caso específico, você mencionou que conseguiu fazer o ping de todos os computadores, mesmo que os roteadores não mostrem a informação do IP 150.1.1.4. Isso pode acontecer porque o RIP utiliza o critério de menor número de saltos para escolher o caminho de roteamento. Ou seja, ele pode optar por um caminho mais longo, mas com menos saltos, em vez de um caminho mais curto, mas com mais saltos.
No entanto, é importante lembrar que o RIP pode não ser a melhor opção em ambientes maiores ou com maior tráfego de dados. Em provedores de serviço, por exemplo, que possuem muitos roteadores em suas redes, pode ser trabalhoso configurar rotas estáticas manualmente ou depender apenas do RIP para o roteamento.
Existem outros protocolos de roteamento mais avançados, como o OSPF (Open Shortest Path First), que podem ser mais eficientes em ambientes maiores e com maior tráfego de dados. Esses protocolos levam em consideração outros fatores, como a largura de banda disponível nos links, para escolher o melhor caminho de roteamento.
Bons estudos!