Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

10
respostas

informaçao do user

de onde vem a informaçao do email do usuario, do banco ou do cookie? fui no banco de dados eu nao vi ele salvo la

10 respostas

Olá Luan, tudo certo?

Para entender isso é só visitar a sua outra dúvida deste mesmo vídeo.

O projeto tem o Identity, que faz o gerenciamento de usuários, e o usuário já está logado.

Daria para dizer que a informação do email vem da conversa entre o Identity e o próprio controller. Neste caso, o método GetUserAsync() espera uma Task do tipo AppIdentityUser. E a propriedade User do ControllerBase consegue atender aos requisitos. É aqui onde tem a informação do email.

Espero ter ajudado!

oi , onde e como estabelecida essa conversa entre o indentity e o controller?

No construtor.

É injetada uma instância do UserManager<AppIdentityUser>. Depois disso tem o método GetUserAsync() que recebe um argumento do tipo ClaimsPrincipal que por acaso é o tipo da propriedade User da classe ControllerBase :)

Certo?

ah sim, obrigado fabiano

ae fabiano beleza cara, cara ainda to encucado com esse user mano rsrs, eu entendi que o dado do email nao vem do banco, mas reinicei a aplicaçao e nao foi necessario cadastrar o email novamente, pq isso? onde esta o email o salvo?

ae fabiano beleza cara, cara ainda to encucado com esse user mano rsrs, eu entendi que o dado do email nao vem do banco, mas reinicei a aplicaçao e nao foi necessario cadastrar o email novamente, pq isso? onde esta o email o salvo ele fica em cache? quero entender melhor essa parte desses armazenamentos , tantos de cookies quanto de cache, essa parte ta me impedindo de progredir no curso

Pelo que me parece está armazenado num cookie no navegador. Afinal, esse é o padrão do mercado.

Faça o seguinte teste. Logue-se no sistema e depois limpe os cookies do navegador. Provavelmente depois você estará deslogado ao tentar acessar alguma outra página, ou mesmo recarregar a página.

oi fabiano , pelo que eu entendo de cookie ele so serve para guardar ae informaçoes do email e senha , para que nao precise digitar de novo certo? eu acho, oque nao compreendi foi pq aplicaçao deixa eu acessar a pagina de carrinho, se aparentemente ela nao compara a minha senha e emails cadastrados em lugar nenhum no servidor , isso que nao compreendi

Na verdade não. Lembra que o Marcelo colocou até mesmo o token de autenticação dentro do cookie?

Quando você limpa o seus cookies no navegador, você é deslogado de tudo o que estava logado antes. Isso acontece porque são eles que tem as informações das sessões e você consegue se logar automaticamente porque seu navegador tem informações sobre toda essa questão de autenticação.

De forma simples, você já está autenticado, e o cookie mantém esse estado no navegador que você se logou para não precisar entupir o cache.

ah entendi brigado cara, mas so mais uma coisa , como navegador tem essas informaçoes de autenticaçao? achei que tinha verificar com que estava no banco