10
respostas

informaçao do user

de onde vem a informaçao do email do usuario, do banco ou do cookie? fui no banco de dados eu nao vi ele salvo la

10 respostas

Olá Luan, tudo certo?

Para entender isso é só visitar a sua outra dúvida deste mesmo vídeo.

O projeto tem o Identity, que faz o gerenciamento de usuários, e o usuário já está logado.

Daria para dizer que a informação do email vem da conversa entre o Identity e o próprio controller. Neste caso, o método GetUserAsync() espera uma Task do tipo AppIdentityUser. E a propriedade User do ControllerBase consegue atender aos requisitos. É aqui onde tem a informação do email.

Espero ter ajudado!

oi , onde e como estabelecida essa conversa entre o indentity e o controller?

No construtor.

É injetada uma instância do UserManager<AppIdentityUser>. Depois disso tem o método GetUserAsync() que recebe um argumento do tipo ClaimsPrincipal que por acaso é o tipo da propriedade User da classe ControllerBase :)

Certo?

ah sim, obrigado fabiano

ae fabiano beleza cara, cara ainda to encucado com esse user mano rsrs, eu entendi que o dado do email nao vem do banco, mas reinicei a aplicaçao e nao foi necessario cadastrar o email novamente, pq isso? onde esta o email o salvo?

ae fabiano beleza cara, cara ainda to encucado com esse user mano rsrs, eu entendi que o dado do email nao vem do banco, mas reinicei a aplicaçao e nao foi necessario cadastrar o email novamente, pq isso? onde esta o email o salvo ele fica em cache? quero entender melhor essa parte desses armazenamentos , tantos de cookies quanto de cache, essa parte ta me impedindo de progredir no curso

Pelo que me parece está armazenado num cookie no navegador. Afinal, esse é o padrão do mercado.

Faça o seguinte teste. Logue-se no sistema e depois limpe os cookies do navegador. Provavelmente depois você estará deslogado ao tentar acessar alguma outra página, ou mesmo recarregar a página.

oi fabiano , pelo que eu entendo de cookie ele so serve para guardar ae informaçoes do email e senha , para que nao precise digitar de novo certo? eu acho, oque nao compreendi foi pq aplicaçao deixa eu acessar a pagina de carrinho, se aparentemente ela nao compara a minha senha e emails cadastrados em lugar nenhum no servidor , isso que nao compreendi

Na verdade não. Lembra que o Marcelo colocou até mesmo o token de autenticação dentro do cookie?

Quando você limpa o seus cookies no navegador, você é deslogado de tudo o que estava logado antes. Isso acontece porque são eles que tem as informações das sessões e você consegue se logar automaticamente porque seu navegador tem informações sobre toda essa questão de autenticação.

De forma simples, você já está autenticado, e o cookie mantém esse estado no navegador que você se logou para não precisar entupir o cache.

ah entendi brigado cara, mas so mais uma coisa , como navegador tem essas informaçoes de autenticaçao? achei que tinha verificar com que estava no banco