Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Individuos e Iteracoes x Processos e Ferramentas

Boa Tarde,

Fiquei com algumas dúvidas no primeiro valor. A padronização ela é importante dentro de um contexto ágil? Se cada pessoa da minha equipe faz a mesma solução mas com linguagens ou frameworks diferentes isso cabe no item de processos e ferramentas? Onde neste caso eu estou valorizando os indíviduos?

Obrigado

1 resposta
solução!

Thiago, tudo bem? É sempre bom lembrar que no Manifesto Ágil a relação entre o primeiro e segundo termos dos valores é de ponderação e não de exclusão. Um deve ser MAIS do que o outro e não, um EXCLUI o outro. Assim, os indivíduos e a forma que eles interagem entre si são mais importantes do que ferramentas específicas e processos determinados. Se os indivíduos de uma equipe interagem bem com determinada ferramenta ou determinado processo ele tem autonomia para utilizá-los. Da mesma forma, esse indivíduo não pode impor ferramentas e processos aos demais, pq feriria o primeiro termo do valor com relação aos demais da equipe. O mais importante é que eles interajam, tanto tecnicamente quanto pessoalmente.