1
resposta

INDICE CORRESP / SE / INFORMAÇÃO ENTRE PERÍODOS

Gente, eu to com uma situação bem complexa e vou tentar explicar pra ver se achamos uma solução kkkk

Eu tenho uma planilha que registro viagens, portanto tenho uma data de saída e uma data de retorno, aí, mensalmente eu recebo um faturamento de pedágio com as placas e suas devidas utilizações. A minha duvida é a seguinte:

Preciso criar uma coluna na planilha de faturamento que puxe a informação de centro de custo na planilha de registro de viagem caso a "Placa" tenha "data de faturamento" seja >= "data inicio da viagem" e <= "data de termino da viagem" (A data de faturamento esteja dentro do período da viagem, portanto o custo de viagem pertence ao Centro de Custo tal). Qual formula eu usaria? Ja tentei até chat gpt mas ele não consegue entender a lógica ja que envolve duas planilhas.

Será que deu pra entender?

1 resposta

Oii. Tiago! Como você está?

Como é um contexto externo ao curso onde não tenho visilbidade do projeto como um todo, consigo apenas te sugerir alguns caminhos para que você realize o teste.

Por exemplo, você pode usar as funções PROCV e SE para lidar com duas planilhas diferentes, pois a fórmula pode ser um pouco mais complexa. Ao usar a PROCV será para buscar as informações da planilha de registro de viagem e com a SEpara verificar se a data de faturamento está dentro do período da viagem.

Segue um exemplo de fórmula:

=SE(E(PROCV(A2;'Planilha de Viagem'!A:D;3;FALSO)<=B2;PROCV(A2;'Planilha de Viagem'!A:D;4;FALSO)>=B2);PROCV(A2;'Planilha de Viagem'!A:E;5;FALSO);"")

Traduzindo: A2 é como se fosse a célula com a placa referente a planilha de faturamento e a B2 a célula com a data de faturamento. Planilha de Viagem!A:D representa o intervalo na planilha de viagem que contém a placa, data de início, data de término e centro de custo.

É um pequeno pontapé inicial, é preciso ajustar a fórmula de acordo com a estrutura das suas 2 planilhas. Deixo abaixo o links de materiais para estudos:

Espero ter ajudado. Conte sempre com a Alura para se desenvolver.

Bons estudos, Tiago!