Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Indicar uma sequência com n caracteres repetidos dentro de uma string

Olá, turma! Estou tendo dificuldades de compreender um exercício pessoal que estou tentando resolver e gostaria de saber se poderiam me ajudar.

Eu preciso fazer um procedimento que receba como parâmetro uma string e um número inteiro n. Esse procedimento deve indicar, imprimindo True ou False na tela, se existe uma sequência com n caracteres repetidos dentro da string. Um exemplo é de que para a string 'aabbbccd' seria verdade encontrar uma sequência de 3 caracteres, mas seria falso com 4.

Se puderem me ajudar, fico muito grato!

OBS: não sei se o fórum pode ser usado para perguntas de fora dos cursos, caso não seja, peço desculpas.

1 resposta
solução!

Olá Samuel,

Não vou enviar o código, mas vou dar uma luz pra você tentar resolver. Caso ainda tenha dificuldades para resolver volte aqui no fórum. Combinado? =)

Para resolver esse problema tente usar um dicionário, eu usaria um dicionário que seria populado conforme você percorre a string. Cada posição do dicionário seria a letra e um contador, indicando quantas vezes aquela letra foi vista. Dessa forma, para o seu exemplo, o dicionário ficaria assim:

letter_count_dict = {'a': 1, 'b': 3, 'c': 2, 'd': 1}

Em seguida você teria que percorrer esse dicionário verificando se alguma das posições (letras) tem a quantidade desejada. A complexidade desse algoritmo é O(n), pois você percorre a lista uma única vez para montar o dicionário e depois, em um loop diferente, percorre o dicionário procurando por uma letra com a quantidade de letras desejada.

Espero ter ajudado.

Artur Baruchi (Twitter @abaruchi)