Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Indicadores e dimensões

Olá, boa tarde.

Em um DataWarehouse, um dado pode ser indicador e dimensão ao mesmo tempo?

A localização geográfica foi marcada como dimensão no caso de banco de dados de vendas; mas se, neste mesmo contexto, o analista também quisesse estudar a localização como uma variável qualitativa?

Algo como criar um gráfico ou fazer algum teste estatístico. Neste caso a localização passaria de dimensão a indicador dentro do DW?

Deixaria de ser dimensão para ser fato dentro do DW? Um dado pode ser dimensão ou indicador dentro do mesmo DW de acordo com a situação?

2 respostas
solução!

Boa noite Jonathan,

Se eu entendi sua pergunta, creio que não é possível um dado ser um indicador e uma dimensão ao mesmo tempo, pois cada item desses é uma coisa diferente. Como você usou a Coordenada como exemplo na sua pergunta, vou tentar explicar utilizando essa informação.

Coordenada hipotética: Dado - 653278; 7384500 - Essa é a informação que temos temos.

O indicador poderia ser: Coordenada

A Dimensão que poderia cruzar com esse indicador seria: Loja; Cliente; Fornecedor Todas essas Dimensões poderiam ter uma coordenada para identificar isso no mapa e assim fazer os cruzamentos e análises.

Então o indicador e a dimentão não poderiam ser a mesma coisa ao mesmo tempo, pois são coisas diferentes.

Ok, obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software