Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

IndexedDB em aplicações do mundo real

Acabei de terminar a triologia de cursos avançados de JS, a qual diga-se de passagem é fantástica, e fiquei com a seguinte dúvida em relaçao ao IndexedDB, tratando-se de uma aplicação que se comunica com uma API, seria interessante de num primeiro momento carregar os dados enviados pelo servidor no IndexedDB e fazer as consutas a partir deste? E no momento de inserir, atualizar ou deletar enviar os dados tanto para API quanto para o indexedDB?

2 respostas
solução!

Boa noite, Nandes! Como vai?

Primeiramente, que bom que curtiu e aproveitou ao máximo os cursos! Realmente essa trilogia do mestre Flávio é muito boa!

Esse tipo de estratégia é muito utilizada principalmente quando pensamos numa web voltada para dispositivos móveis e que nem sempre terão acesso a internet e, nesses casos, precisarão acessar um tipo de cache de dados. Que seria justamente algo parecido com o que vc propôs.

Então, sim, estratégias parecidas com a que vc sugeriu são utilizadas no mundo real! Contudo, sempre levarão em consideração o tipo de informação que serão salvas no lado do cliente! Afinal de contas, no cliente elas estarão expostas a qualquer um, então a boa prática é compartilhar sempre informações que não sejam sensíveis, como por exemplo, senha de usuário, informações bancárias, dentre outras!

Além disso, uma outra coisa que será necessário ficar atento é com relação a sincronização entre os dados da base remota e a base local, uma vez que a base local sempre tenderá a ficar desatualizada em relação à remota!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Compreendi, obrigado pela ajuda. Acho que agora é investir nos cursos de Node para conseguir criar aplicações completas com JS.