Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Indexação no Sitemap.xml

Assisti o curso de SEO no Wordpress, utilizando o plugin Yoast o professor disse e recomendou para não indexarmos sub-páginas (paginação), categorias, tags e página de autor. Por que estão em constante mudança e contém posts e conteúdos duplicados, a minha pergunta é: quando configuramos o sitemap.xml também devemos configurar para não indexar essas taxonomias, pois o mesmo não citou em vídeo, desde já obrigado o aprendizado é excelente!

Abs

7 respostas

Fala ai Matheus, essa configuração para "não indexar" deve ser feita no robots.txt, não se era essa sua dúvida.

Espero ter ajudado

Matheus, eu entendi que essa é uma configuração do robots.txt, mas a pergunta é o quanto isso influencia no sitemap.xml, se eu remover também do sitemap.xml as páginas de categorias e as outras citadas acima, seria uma má ou boa prática?

Oi, Matheus (Santos).

Segundo o próprio Google, "um sitemap é um arquivo no qual é possível listar as páginas do seu site para informar o Google e os outros mecanismos de pesquisa sobre a organização do conteúdo do site." (Fonte: https://support.google.com/webmasters/answer/156184?hl=pt-BR)

Ou seja, se você não quiser que os buscadores indexem certas páginas do seu site, não faz sentido elas estarem no seu sitemap.xml.

Lembre-se apenas que o fato de uma página não estar presente no sitemap.xml não significa que ela não será indexada. Para impedir que certas páginas sejam indexadas, é preciso configurar o robots.txt ― como o Matheus (Castiglioni) falou ― ou usar o noindex.

Abraços

Olá Matheus,

Como os colegas Thiago Xavier e Matheus Castiglioni explicaram muito bem, a questão está toda no arquivo robots.txt

solução!

Então Matheus, assim como o Thiago mencionou, no sitemap podemos "ajudar" o google a estrutura e entender a navegação e as páginas contidos em nosso site.

Um site sem o sitemap também vai ser indexado e escaneado pelos spiders do google, porém, é ele que vai ter de varrer nossa site página por página, e entender a navegação entre elas.

Com o sitemap isso seria teoricamente mais fácil, então se você tem páginas que pretende não indexar, não tem porque elas estarem no arquivo e devem estar no robots, porque mesmo não estando no sitemap o google ainda irá indexar elas, apenas se não estiverem no robots.

Agora eu entendi, obrigado pela ajuda pessoal.

De nada, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.