Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Indentação do código

Sobre o atalho para indentar o código fonte no Intellij Idea, a instrutora disse para teclar CTRL+ALT+I, mas na verdade é o CTRL+ALT+L. Também não há necessidade de selecionar o código para efetuar a indentação, basta usar as teclas de atalho em qualquer lugar do código.

4 respostas

Oi Sergio, tudo bem?

Tem algumas diferenças entre os dois atalhos.

• Ctrl + Alt + L: Este atalho é usado para reformatar o código. Ele irá aplicar as configurações de formatação definidas no IntelliJ IDEA para o código selecionado ou para todo o arquivo.

• Ctrl + Alt + I: Este atalho é utilizado para reindentar o código. Ele ajustará a indentação do código, alinhando-o corretamente de acordo com as configurações de formatação de indentação definidas.

Então, enquanto o Ctrl + Alt + L reformata o código inteiro de acordo com as configurações de estilo, o Ctrl + Alt + I apenas ajusta a indentação do código, mantendo a formatação existente, mas alinhando as linhas corretamente.

Você pode ver no vídeo que o atalho utilizado é realmente Ctrl + Alt + I.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Olá Lorena!

Eu posso pressupor então que o atalho CTRL+ALT+L formata o código de todo o arquivo, sem precisar selecionar e o CTRL+ALT+I formata somente o código selecionado?

solução!

Oi Sergio!

Então,

• CTRL+ALT+L: ele reformata o código de todo o arquivo, aplicando as configurações de formatação definidas no IntelliJ IDEA. Não é necessário selecionar o código; ele reformata todo o arquivo.

• CTRL+ALT+I: é usado para reindentar o código selecionado, ajustando a indentação de acordo com as configurações de formatação de indentação definidas. Diferentemente do CTRL+ALT+L, ele se concentra apenas na indentação do código selecionado, não reformulando o código inteiro.

Essa distinção é crucial para manter a clareza no código, pois o CTRL+ALT+L pode alterar a formatação além da indentação, enquanto o CTRL+ALT+I é mais específico para ajustes na indentação sem alterar outras configurações de formatação.

Espero que isso ajude a esclarecer a dúvida.

Um abraço.

Sim, agora eu entendi perfeitamente! Obrigado!