Olá, bom dia.
Gostei muito do curso, e isso me gerou uma dúvida: Qual a melhor forma de se indentar os comandos? Onde posso quebrar linha, teclar TAB, etc? Existe um padrão?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, bom dia.
Gostei muito do curso, e isso me gerou uma dúvida: Qual a melhor forma de se indentar os comandos? Onde posso quebrar linha, teclar TAB, etc? Existe um padrão?
Oi, Pedro! Tudo certo?
Obrigada pelo feedback! A Alura fica muito contente em receber mensagens como esta, pois nos estimula a levar cada vez mais boas experiências aos alunos e às alunas da plataforma.
Com relação à sua dúvida, a indentação e a quebra de linha são excelentes mecanismos para melhorar a organização e a legibilidade de um código, sendo bastante comuns em diversas linguagens de programação. De maneira geral, não existem regras específicas para fazê-los, isso depende dos seus gostos pessoais, bem como dos padrões solicitados por uma equipe ou empresa.
Mesmo assim, há algumas convenções seguidas pelo pessoal que trabalha com SQL e Banco de Dados, tais como:
SELECT, FROM, WHERE, JOIN, GROUP BY e ORDER BY, veja um exemplo abaixo:SELECT *
FROM tabela1
JOIN tabela2 ON tabela1.id = tabela2.id
WHERE tabela1.nome = 'Pedro'SELECT coluna1,
coluna2,
(
SELECT MAX(coluna3)
FROM tabela2
WHERE tabela1.id = tabela2.id
) AS subconsulta
FROM tabela1Em resumo, optamos pelo recuo e/ou quebra de linhas quando identificamos a existência de uma cláusula ou de um conjunto de comandos lógicos. Este processo depende muito do nosso contexto, Pedro. Quanto mais temos contato com a linguagem, mais reconhecemos problemas de organização e manutenção — e, consequentemente, encontramos nossas próprias soluções para removê-los.
Espero que tenha ficado mais claro! Caso surjam outras dúvidas, estarei aqui para ajudar.
Um forte abraço, Pedro.