Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Indecisão na escolha de área (estou querendo entrar na área de tecnologia)

Olá pessoal; Eu sou formado em Engenharia Mecânica e queria bastante ingressar a área de tecnologia, mas estou bastante perdido já que as opções são ENORMES. Meu irmão me indicou começar por HTML e CSS, para então partir para Angular, mas estou no módulo 2 deste curso e estou achando muito chato (kaka). Gosto de coisas mais "hardcore" com bastante matemática e bastante uso de lógicas/fórmulas, não de ficar alterando parte visual. Logo vocês podem me dar algum norte?

6 respostas

Oi Jean, tudo bem ?

Acho que você possa vir a gostar bastante de programação funcional, é o que a grande maioria dos bancos usam por trás dos panos.

Aqui na alura, nós temos o curso de clojure, que é utilizado no Nubank por exemplo.

Dá uma conferida aqui :

https://cursos.alura.com.br/course/introducao-a-programacao-funcional-com-clojure

Espero ter ajudado.

Se quiser tirar algum dúvida !

Abraços

solução!

Fala aí, Jean! Tudo certo, cara? =)

Quando optamos pela área de tecnologia, temos bastante opções, como você mesmo apontou... E quanto mais nos aprofundamos, mais opções vemos... Rs.

De forma simplificada, como você já deu uma olhada em HTML e CSS, você acabou caindo na área de desenvolvimento web. Legal que você já sabe que não curte essa parte de implementação de layout, conhecida como Front-End. Pelo seu comentário, acho que você realmente irá gostar do Back-End, que é onde aplicamos nossas lógicas (regras de negócio). =)

Existem diversas linguagens para você escolher, como C#, Java, PHP, Ruby, etc... Cada uma tem seus pontos positivos e negativos... Eu sou um pouco tendencioso, pois sou desenvolvedor Java, então vou acabar puxando um pouco para esse lado. Rs. Mas essa foi justamente a minha opção, pois achei bastante promissor. A linguagem já está difundida no mercado e, incrivelmente, continua em ascensão! Além disso, a comunidade é gigante! Rs... =)

Mas, antes de aprender Java, é interessante você dar uma olhada nos cursos de Lógica de Programação I e Lógica de Programação II. Eles são os pré-requisitos para qualquer linguagem de programação que você escolha... Talvez você possa ter facilidade, então pode dar uma acelerada nessa etapa inicial, mas tenha certeza de entender todos os conceitos e para que servem, hein! Rs... =)

Depois disso, você já pode ingressar no mundo do Java! =D

Sugiro que você comece com os cursos da Carreira Desenvolvedor Java, para pegar familiaridade com a linguagem e conceitos de Orientação a Objetos, que é o paradigma de programação que essa linguagem utiliza. =)

Depois disso, você já pode começar a fazer os cursos da Carreira Desenvolvedor Java Web. Depois daí é estudar e estudar, porque tem coisa pra caramba!

Você pode dar uma olhada em toda a seção de carreiras para ir vendo o que você quer e ir escolhendo o melhor caminho...

Tudo isso são apenas recomendações, baseadas em seu interesse inicial, mas nada impede que você queira mudar o caminho que você quer seguir, então esse último link pode lhe ajudar! =)

Enfim... Acho que é isso, espero ter conseguido dar um norte inicial para você.

Qualquer dúvida que você tiver, fique à vontade para usar e abusar do fórum! Mande suas dúvidas aqui que responderemos com prazer! =)

Abraço, bons estudos e seja bem-vindo! Rs...

Fábio

Machine Learning e Data Minning tbm parecem ser áreas que você vai gostar. Tem alguns cursos aqui na Alura dessa área tbm. Faz a carreira de Inteligencia Artificial.

;-)

Caramba pessoal, muito obrigado pelas resposta, eu gostei bastante de todas. (kakakaak) Java, closure, Data Minning... Vou partir para a Lógica de Programação I e dela vou me achando, lembro que na faculdade eu aprendi o Delphi e achava bem interessante, imagino que esse deve ser o caminho mesmo. Brigadão pessoal!

Jean,

Boa! Como você pode ver, você possui muitas opções!

Dá uma olhada na seção de Carreiras e manda a ver na parte de "Programação". =)

Abraço e bons estudos,

Fábio

Passo por algo parecido, sou formado em Engenharia Elétrica e também estou querendo migrar para TI...

Tive algumas experiências em outras áreas, mas não havia me encontrado ainda...

Como desde mais novo já fuçava em HTML criando pequenos sites, acabei tomando o rumo de Desenvolvimento Web (não comecei a procurar trabalho ainda mas já finalizei alguns cursos)...

Minha pergunta para os colegas com mais experiência, e quem já passou por algo parecido poderia até contribuir mais, como eu conseguiria expor essa mudança no CV?

Já adicionei os certificados Alura, mas sinto que falta algo a mais...

Abraços a todos!