5
respostas

incompatible character encodings: ASCII-8BIT and UTF-8 Backtrace

incompatible character encodings: ASCII-8BIT and UTF-8 Backtrace

quando faço alterações no arquivo .scss recebo essa mensagem no terminal e meu arquivo .css não é alterado.

5 respostas

Fala ai Vinicius, tudo bem? Muito estranho, tente verificar qual o chartset selecionado em seu editor de text/código para os arquivos .scss.

Certifique-se de que seja UTF-8.

Espero ter ajudado.

Já tentei o sublime text e vs code, ambos o terminal acusa esse erro assim que eu salvo o arquivo .scss e não faz as alterações no arquivo .css. Ele gera uma série de erros também:

-- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:512:in start_with?' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:512:insass_file_in_directory?' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:508:in `block in watched_file?'

-- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:508:in any?' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:508:inwatched_file?' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:410:in `block in on_file_changed'

-- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:409:in each' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:409:inon_file_changed' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-3.7.4/lib/sass/plugin/compiler.rb:320:in `block in watch'

-- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-listen-4.0.0/lib/sass-listen/event/config.rb:23:in `call'

-- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-listen-4.0.0/lib/sass-listen/event/processor.rb:115:in `processchanges'

-- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-listen-4.0.0/lib/sass-listen/event/processor.rb:19:in block in loop_for' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-listen-4.0.0/lib/sass-listen/event/processor.rb:15:inloop' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-listen-4.0.0/lib/sass-listen/event/processor.rb:15:in loop_for' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-listen-4.0.0/lib/sass-listen/event/loop.rb:84:inwaitfor_changes' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-listen-4.0.0/lib/sass-listen/event/loop.rb:42:in block in setup' -- /Library/Ruby/Gems/2.3.0/gems/sass-listen-4.0.0/lib/sass-listen/internals/thread_pool.rb:6:inblock in add'

Fala Vinicius, consegue compartilhar o projeto completo? Assim eu consigo simular o problema por aqui e analisá-lo com mais calma.

Pode compartilhar através do Github ou Google Drive (zipado).

Fico no aguardo.

Oi Matheus, segue o link.

https://drive.google.com/open?id=1Tsk1IPLYqIVfTNxzIket8pD2X8aKuF6O

O projeto está idêntico ao da aula. Já tive uma certa dificuldade em instalar o Sass e o Compass no meu Macbook, estava dando problema de permissão. Mas depois de pesquisar em alguns fóruns, segui alguns comandos e acabou indo.

Para alterar manualmente o arquivo .css com a compilação do .scss, não há problema algum. Mas o --watch não consegue fazer a automação das alterações, vem uma série de erros como esses que botei em cima.

Já encontrei outros posts aqui no próprio Alura com o mesmo código de erro principal, mas as soluções apresentadas, bem pitorescas como adicionar aspas em uma linha específica de um arquivo lá dentro do gems, não funcionaram pro meu caso específico.

Enfim, estou acompanhando o curso sem o --watch mesmo, mas se conseguir me dar uma luz vou agradecer.

Obrigado!

Fala Vinicius, tudo bem? Fiz o teste no projeto, o mesmo está funcionando corretamente na minha máquina.

• Compilei o arquivo .scss para gerar o .css.
  • Fiz mudanças no .scss
  • O .css foi atualizado

Não tive esse problema de encoding.

Acho que pode ser algo específico da sua máquina.

Sugiro realizar a reinstalação do SASS, ou seja, remover tudo atual da sua máquina e instalá-lo de novo.

O meu SASS eu instalei com npm:

npm i -g sass

Espero ter ajudado.