3
respostas

Incluindo uma classe na mensagem de erro

Eu refiz o curso algumas vezes para compreender ao máximo cada passo. Nessa parte da validação eu tentei um caminho diferente que no meu ver parece mais simples e direto. No meu form.js eu criei uma função valida paciente que está na linha 27, que recebe o paciente, com dois ifs. Depois essa função devolve esse paciente alterado e inclui essa função na linha 11 do meu código alterando o fluxo. do código. Achei essa solução muito mais direta e fácil do que a que é apresentada na aula. A questão é que gostaria de que a mensagem de erro viesse em vermelho. Por isso acrescentei uma classe no meu style.css e usei o classList.add("mensatem-erro") para que a mensagem viesse vermelha, caso ela fosse chamada. Só que quando provoco a mensagem eu tenho uma mensagem de erro no Browser dizendo que Cannot read property 'add' of undefined . Eu já tentei transformar o paciente.peso em uma variável qualquer mas o problema continua.Como faço para acrescentar a classe na mensagem de erro? O codigo está no meu git https://github.com/ValmyrTavares/AdicionandoClassesJacascript Agradeço desde já a atenção Valmyr

3 respostas

Valmyr, bom dia!

Isso está ocorrendo porquê o paciente.peso não é um node(Link sobre o que um node), ele é um objeto que você criou em outra função, sendo assim ele não tem o atributo de classList. Você pode criar um elemento com o document.createElement() e adicionar a classe de erro nesse elemento criado.

Espero ter ajudado e bons estudos! Qualquer dúvida manda aqui!

Oi Felipe Obrigado pela ajuda. Vc poderia escrever essas valiosas linhazinhas com o document.createElement() para que eu entenda perfeitamente o que quer dizer? Eu tenho ideias vagas do que seria, mas se me mostrasse me pouparia tempo. Pode ser? Agradeço desde já

Valmyr estamos aqui para ajudar!

Bom primeiro nos criamos o elemento e atribuimos a uma variável

var mensagemErro = document.createElement('div');

Depois nós adicionamos um texto a esse elemento

mensagemErro.textContent ="Dados inválidos";

Após o texto ser adicionado nós inserimos a classe de erro

mensagemErro.classList.add("mensagem-erro");

E por último nós adicionamos esse elemento assim que o form é aberto, para que possamos visualizar a div

form.prepend(mensagemErro);

Ficando o código final assim:

var mensagemErro = document.createElement('div');
    mensagemErro.textContent ="Dados inválidos";
    mensagemErro.classList.add("mensagem-erro");
    form.prepend(mensagemErro);

Daí você pode remover aquela linha onde você adicionava a classe ao paciente e troca por esse código

Espero ter ajudado e bons estudos!