1
resposta

Impressões do curso e verificações

Olá, acabo de terminar o curso, já avaliei e quero deixar minhas impressões para melhorar e abrir essa discussão.

O curso esclareceu muitos pontos, a questão do currículo gráfico foi uma boa ideia que não sabia que podia ser usado, as opções para quem tem nenhuma, pouca ou muita experiência também foram geniais com a mudança de títulos, eu até me identifiquei bastante com a entrevistada Ana Carolina, caso parecido.

Os pontos que faltaram foi uma melhor análise e estratégia para elaboração de currículos, como por exemplo, a análise de possíveis vagas e como se adequaria o currículo a elas, como chamar atenção pra vagas, pode-se enviar o currículo pra vagas cujo a solicitação esteja um pouco acima do que você tem em currículo ou vaga que seu currículo esteja acima das exigências pedidas da vaga ou ainda quando pedem determinada certificação e você não possui, e fico pensando se manda ou não manda, ou ainda se pedem experiência de x anos em determinada tecnologia mas você tem x-2 ou tem x mas incluindo experiência de faculdade, será que serve ou não serve. Outra questão é referente a elaboração de cartas de apresentação e vídeos de apresentações, tem um número de empresas cada vez maior que pedem, como fazer e para que serve eles e o que elas querem com isso? Assim eu saio do curso com muitas dúvidas, ainda mais na nossa área que não sei como me adequar ou se eles adequarão e darão alguma chance mesmo que falte alguma especialidade ou competência pedida. A exemplo mais comum que acontece são vagas do tipo: Desenvolvedor Java Experiência em desenvolvimento com a tecnologia Java (J2EE), EJB2, EJB3, Struts, JSP, Spring, Spring Boots, Hibernate, Maven, JBoss, Junit3, Apache, Jetty, Jms, Ejb, Websphere, JQuery e HTML/CSS; Conhecimento em desenvolvimento utilizando a linguagem de banco de dados - PL/SQL. Desejável experiência em criação de especificações técnicas, diagramas UML, Design Patterns e metodologias Scrum.

Esse é apenas um dentre várias outras tantas vagas diferentes, e nesse exemplo a pessoa pode ter conhecimento da linguagem java, pl/sql, diagrama uml, design patterns, scrum, Jboss, Hibernate por exemplo que dentre eles até tem aqui no alura, mas outros nem existe aqui ainda e muitas delas são ferramentas específicas que não tem conhecimento. Ao se candidatar a uma vaga desse tipo, como o currículo poderia se adequar melhor? Poderia se candidatar mesmo não tendo alguns dos conhecimentos exigidos ou nem mesmo tentaria? E outra questão é que a cada tecnologia aprendida ou que se teve experiência, isso vai adicionando no currículo e vai fazer ele ficar cada vez maior, se alguém que tenha muito e adiciona todas, o currículo fica enorme e desproporcional, se tira, tem que sempre ficar adequando as tecnologias pra vaga determinada, o que fazer? Pois dependendo da empresa, tem tecnologias que na empresa seria interessante um candidato com elas mas não sabemos e pode acabar tirando essa tecnologia pra se adequar a vaga.

Desse modo essas foram minhas verificações para este curso, espero que possa melhorar, pois tem bastante potencial pra ficar muito bom.

Aproveitando o embalo, poderiam aqui sanar essas dúvidas? Vlw.

1 resposta

Oi Fagner,

Que bacana saber que você já concluir.

Muito obrigada pelo feedback, ele é preciosíssimo para nós.

Vou encaminhar para o time de revisão para eles tomarem conhecimento.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software