Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Impossível de acompanhar

Bom dia. Olha só... Gosto da metodologia que é aplicado nas aulas, mas ultimamente está muito difícil de acompanhar;

Não está sendo explicado alguns detalhes durante o curso, que são importantes para alunos que não tem tanta experiência como eu acompanhar.

No curso de Angular por exemplo, não foi explicado por exemplo o método SAVE de meus-serviços.js e no vídeo claramente o material estava com versão diferente para aquele aula. Mas tudo bem, pesquisando um pouco agente conseguiu seguir.

Agora neste curso, eu baixei o material, mas simplesmente fica com erro no Console dizendo que não foi possível encontrar arquivos, Nota eu não fiz absolutamente nada no arquivo ainda, apenas abri no browser, exatamente igual ao do professor. Mas vendo pelo material baixado noto mais uma vez que a estrutura está diferente, por exemplo no vídeo da para ver que existem pastas App, Models, Etc.. Além do professor conseguir abrir direto no Browser, o material disponibilizado não abre, então tive que ir na pasta SERVER e chamar com a linha NPM START Está certo? Pois nas aulas não mencioando...

Erro, Sem mesmo alterar nada no código SCRIPT7002: XMLHttpRequest: Erro de Rede 0x2, O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Ps. Não alterei absolutamente NADA, apenas baixei e abri o arquivo index.html direto no browser.

Para que o erro não apareça, é só tirar a referencia ao bootstrap.css. Por favor, explique o que pode estar acontecendo e não deixar detalhes passar como versão diferente da aula com a dos alunos

8 respostas

Oi Jose, tudo bem? Desculpa, mas estamos falando de quais cursos exatamente? Você marcou o curso de ES6 parte 1, mas comenta sobre o curso de Angular.

Eu particularmente acredito que talvez você esteja pulando alguma parte, não sei ao certo, mas o Flávio sempre tomou o cuidado de, na primeira aula dizer os passos necessários para terem o mínimo de problemas no acompanhamento e também de diferenças entre o seu projeto local e o dele no vídeo, é tanto que ele recomenda até mesmo usar o mesmo navegador, mesmo editor....

Estou falando do curso de ES6 p1. Na primeira aula, onde temos que baixar o projeto. Já existe a diferença de versão. É só baixar o arquivo e acompanhar o vídeo.

No curso de angular também acontece a mesma coisa. Sei que devem ter cuidado, mas quando acontece é muito ruim para os alunos.

Pode ver o erro por favor ? Preciso continuar o curso, mas este erro impede!

é para abrir o npm start ? no video ele não abre... abre direto o arquivo index.html no browser e parece não ter msg de erro. Quando faço a mesmo coias, aparecem erros HTTPREQUEST

Olá, o projeto inicial deve ser descarregado através do link informado no exercício obrigatório. O projeto vem na seguinte estrutura:

└── aluraframe
    ├── client
    │   ├── css
    │   └── index.html
    └── server
        ├── app
        ├── config
        ├── node_modules
        ├── package.json
        └── server.js

Você não precisará dos recursos do diretório server nas primeiras aulas, portanto não será necessário executar o comando npm start. No entanto, como informado no exercício obrigatório, será necessário instalar o Node, pois mais pra frente será necessário um servidor web.

Realmente o projeto inicial não vem com o diretório js e seus subdiretórios. Para criá-los, no explorador de arquivos do seu sistema operacional clique com o botão direito do mouse, em seguida clique em "Nova pasta".

Como o projeto inicial não necessita de um servidor web, sim, basta abrir o index.html no navegador. Fiz o teste e tudo correu normalmente.

Por favor, poste o erro que aparece em seu console dentro de um bloco de código, basta clicar em <> INSERIR CÓDIGO na caixa de texto.

solução!

Obrigado, mas tudo isso eu já tinha feito

Já tenho o Node instalado, pois vim do curso Angular I. Também sei que não precisaria no server, e sei também da estrutura do projeto e de como criar pastas.

Mas, a estrutura do projeto é tão importante para organização e apenas fiz um comentário para que este detalhe não deixe passar e que é importante ter a mesma versão do professor com a dos alunos.

Porém o erro ocorre de fato, se eu baixar o projeto (usando o link do curso do primeiro capitulo obrigatório) o erro aparece.

SCRIPT7002: XMLHttpRequest: Erro de Rede 0x2, O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Mas tudo bem, vou seguir o curso assim, deve ser algo na minha máquina.

Mas fica a queixa que se eu como aluno tenho um problema, a resposta deveria ser dada pela Alura mais breve possível.

O projeto é iniciado sim com o npm start na pasta server, sem contar que antes disso você talvez precise executar o npm install, por ser uma tarefa muito muito comum e que fica descrito no exercício obrigatório, ele não fica repetindo em todos os vídeos que isso precisa ser feito.

Mesmo assim, obrigado pelo feedback, estaremos de olho caso aconteça novamente.

Jose, em relação à estrutura do projeto, não posso dizer pelo instrutor, mas como aluno, acredito que não tenha sido um erro. Pelo contrário, acredito que seja proposital, é claro para mim que a metodologia de ensino da Alura se baseia bastante em "mãos na massa" por parte do aluno. E realmente, a melhor maneira de se aprender algo é fazendo, por menor que seja a ação (mesmo que a simples criação de diretórios).

Em relação ao erro, no projeto inicial sequer existe um arquivo JS no diretório client, se verificar o conteúdo de index.html verá que sequer existe importação de script, isto significa que não há requisições AJAX sendo realizadas, por isso não faz sentido um erro de XMHttpRequest. O navegador somente precisará fazer requisições aos 2 arquivos .css do bootstrap, no entanto são requisições ao sistema de arquivos do SO, sequer é necessária conexão à internet para tal. Te sugiro testar em outros navegadores.

Wanderson, não sei qual exercício obrigatório você leu. Na atividade 02 ((Obrigatório) Download do projeto e infraestrutra) da aula 01 do curso JavaScript avançado I: ES6, orientação a objetos e padrões de projetos em nenhum lugar é mencionada a utilização do npm start.

Não, no projeto inicial não é necessário utilizar o npm start na pasta server. Também não é necessário utilizar o npm install pois todas as dependências já vem instaladas no projeto inicial.

Utilizar o comando npm start a partir da pasta server levantará um servidor web que:

  1. Servirá o conteúdo estático da pasta client
  2. Disponibilizará uma api com dados de negociações para serem importadas via AJAX no lado do cliente

A importância de servir o site em um servidor é que o navegador não permite realizar requisições AJAX através de arquivos carregados direto do sistema.

A utilização do servidor (e por consequência o uso do npm start) somente se torna necessária a partir da aula 04 (Importando negociações) na atividade 01 (Serviços disponíveis) da segunda parte do curso (JavaScript Avançado II: ES6, orientação a objetos e padrões de projetos).

No entanto, caso deseje utilizar os comandos npm start e/ou npm install antes dessas aulas, fique à vontade, não fará mal algum, apenas levantará um servidor desnecessário.

Desculpe Pedro, acabou passando despercebida a confusão que nosso amigo fez falando de vários cursos, Angular 1 e outros, nestes casos eu comento que o Flávio deixa lá o exercício inicial indicando o npm start ou mesmo install se for preciso. Isso quando faz sentido, claro.

Sobre o comentário do curso de ES6, faz bastante sentido pra mim o que falou, não existe server nem nada do tipo, mas eu cheguei a imaginar que, se há um erro de ajax, é por que alguma coisa com ajax dentro do projeto ele poderia estar fazendo, e se ele fez alguma coisa no server, claro que ele precisa startar isso.

O maior problema aqui de fato é a confusão criada em referenciar um curso que não tem problema com um problema que muito provavelmente não deveria acontecer, e caso acontecesse realmente, eu estaria correndo atrás da equipe para verificar o que aconteceu. O que não foi necessário, ainda bem.

Bons estudos, abraço!

Wanderson tranquilo! Realmente ficou um pouco confuso. O estranho é que ele recebe um erro de AJAX no projeto inicial sem nenhum arquivo JS estar linkado, e mesmo na primeira aula quando o instrutor começa a escrever o primeiro script, não há nenhum AJAX.

O Jose disse que o erro se resolve quando ele remove do index.html o link para o bootstrap.css, isto me leva a pensar que o navegador dele não está conseguindo fazer a requisição para este arquivo. Considerando que é um arquivo local do projeto, mesmo que não houvesse internet não deveria dar problema.

Por isso me parece que é algum erro no navegador do Jose. Novamente sugiro testar em outros navegadores, e até em outra máquina.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software